Pais falam emocionados da inclusão na rede municipal de Educação

Publicada em 09/12/2015 às 16:49

A Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação reuniu, nesta quarta-feira (9), professores, pais e alunos para uma reunião de fechamento do ano. A atividade, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, acabou marcada por depoimentos de familiares e estudantes agradecidos. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.

“Não é fácil. É trabalhoso. Mas, é gratificante porque a cada dia a gente vê o que eles conseguem, os passos que podem dar”, comentou Maria, que não disse seu sobrenome, apenas se identificou como mãe de um dos 568 alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.

LEIA TAMBÉM
Prefeito lança Comitê de Controle do Aedes aegypti
1ª turma do Instituto Federal convida Prefeito para formatura
‘Dinâmica da Cadeira de Rodas’ conscientiza motoristas no Centro

Assim como ela, várias mães fizeram questão de falar sobre os avanços obtidos pelos filhos. “Meu filho está em uma escola muito boa. Tem professor de apoio e frequenta o Instituto Luiz Braille. Estou muito feliz com o desenvolvimento dele e só tenho a agradecer”, disse a professora e dona de casa Márcia Gonçalves.

Pelo outro lado, o de quem recebe o atendimento da rede, fez questão de falar a aluna do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Dr. André Franco Montoro (CMEJA), Leide Nauria Cavalcante de Souza. “Aqui eu me sinto acolhida e aprendo. Estou concluindo a última matéria do Ensino Médio. Quando eu era criança, não tive a oportunidade de estudar. As escolas não me queriam porque eu uso fraldas e cadeira de rodas.”

“Eu também tive dificuldades. Agora, não”, emendou Adriana dos Santos, também do CMEJA.

Mais de 100 pessoas compareceram ao auditório Elis Regina, no complexo Argos

Mais de 100 pessoas compareceram ao auditório Elis Regina, no complexo Argos

Acesso
O trabalho da Diretoria de Educação Inclusiva conta, atualmente, com 40 professores com formação em pedagogia e especialização em Educação Especial. As crianças e adultos da Educação de Jovens e Adultos, além de serem acompanhadas durante as aulas, recebem atendimento no contraturno em salas com mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos.

“Nossa preocupação não é só com o direito de todos estudarem, mas em oferecer um atendimento com qualidade. A escola tem que ser para todos e acessível. O AEE (Atendimento Educacional Especializado) vem, ao longo dos anos, proporcionando esse acesso à aprendizagem acadêmica. Fechamos o ano felizes, assim como os pais e as crianças”, comentou a diretora de Educação Inclusiva, Samanta Palmieri, que já planeja novas ações para 2017.

O evento também contou com apresentação musical preparada pelos professores e um vídeo que resumiu em imagens o trabalho do ano. No final, todos se confraternizaram em um café da tarde.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/09/pais-falam-emocionados-da-inclusao-na-rede-municipal-de-educacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original