Feira de Orgânicos tem duas últimas edições do ano

Publicada em 16/12/2015 às 12:04

A última edição dupla do ano da Feira de Orgânicos de Jundiaí está programada para este sábado (19) e domingo (20), das 8h às 12h. No sábado (19), a feira vai estar na entrada principal do Jardim Botânico e, no domingo (20), na praça Monsenhor Arthur Ricci, na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre. O roteiro, já consolidado para os moradores da cidade encontrarem os seus agricultores orgânicos, retorna na segunda semana de janeiro.

Quem visitar o evento no sábado vai também encontrar a Feira Natalina de Artesanato, que fica no Botânico até quarta-feira (23).

LEIA TAMBÉM
Feira Natalina cria ambiente mágico no Jardim Botânico
Caravana de Natal da Coca-Cola agora vai ao Vetor Oeste
Corte convida governador para 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos

A feira encerra o ano neste sábado (19) e domingo (20)

A feira encerra o ano neste sábado (19) e domingo (20)

Embora também estejam presentes de forma individual em outros espaços e feiras, esses são os dois pontos de encontro dos participantes da organização social Jundiaí Orgânicos, surgida há dois anos com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Nesse tipo de evento, os agricultores praticam venda direta com certificação, mas ainda sem usarem o selo de produto orgânico (voltado apenas para quem faz parte do sistema de certificação participativa ou que faz certificação por auditoria externa).

Os visitantes, assim como fiscais federais, vão encontrar nas barracas um certificado visível do Ministério da Agricultura. Os produtores que participam dessa feira fazem parte de uma organização de controle social, a OCS Jundiaí Orgânicos.

Nesse sistema de certificação usado em Jundiaí, a organização de controle social é composta por três categorias de participantes: os agricultores, os consumidores e os técnicos (de engenheiros agrônomos e florestais a técnicos agrícolas, biólogos ou médicos veterinários). As reuniões são mensais e visitas aos produtores fazem parte do grupo.

Quem tiver interesse em participar ou quiser mais informações sobre a OCS Jundiaí Orgânicos pode contatar a Diretoria de Agronegócios, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo . O telefone é (11) 4589-8581 e os endereços eletrônicos são de Sérgio Pompermaier em spompermaier@jundiai.sp.gov.br, Felipe Magro em fmagro@jundiai.sp.gov.br ou Débora Lopes em dlopes@jundiai.sp.gov.br.

Parcerias
No diálogo surgido na convivência da Feira Orgânica com o Jardim Botânico brotaram ideias futuras como um canteiro de plantas não convencionais, como cururu e muitas outras.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/16/feira-de-organicos-tem-duas-ultimas-edicoes-do-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original