Rio Jundiaí vai ser tema de ação intermunicipal em 2016
Publicada em 16/12/2015 às 18:04Eixo central de uma bacia que drena águas de mais de 1 bilhão de metros quadrados em partes de oito municípios, o rio Jundiaí é tema de uma ação intermunicipal que está sendo debatida entre representantes de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Salto.
“O objetivo principal é uma série de ações em 2016 voltadas tanto para a educação formal (escolar) quanto informal (comunidade). E, além de intermunicipal, é também intersetorial”, explica o diretor Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
O encontro contou com Maria Karolina Silva (da Prefeitura de Campo Limpo Paulista), Rodrigo Henrique Antunes e Erica Vanessa Maggiorini (da Prefeitura de Salto), Felipe Luiz Massarenti e Rafael Tamberlini (da Prefeitura de Várzea Paulista) e Adriana Simi (Diretoria de Ensino da Região), além de, por Jundiaí, Claudete Formis, Débora Scarpinelli e Telma R. Lima (Secretaria de Educação), Rafael S. Queiroz (DAE), Carlos Ozahata (Secretaria de Saúde) e Creusa Aparecida Claudino (do Museu Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura).
A proposta foi apresentada pelas técnicas Maria Helena F. S. Tiraboschi e Luciana Maretti, interlocutora e suplente da cidade no Programa Município Verde e Azul (PMVA), mostrando o histórico de um diagnóstico que foi iniciado com relatórios de observação da paisagem nos municípios de Campo Limpo, Várzea Paulista e Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Ponte Torta recebe afeto e elogios de moradores
Prefeito lança Comitê de Controle do Aedes aegypti
Plano Diretor tem grande participação de delegados
Os participantes apresentaram experiências bem-sucedidas de educação ambiental, como a capacitação de professores voltada à questão dos recursos hídricos, da Educação, e o projeto Nascente, da Diretoria de Ensino da região de Jundiaí, além de exposições itinerantes e em preparação sobre o patrimônio cultural em Jundiaí, incluindo um trabalho com sítios arqueológicos em parceria com o museu. Visitas de educadores às nascentes e foz do rio Jundiaí também foram citadas, além de ações de reflorestamento onde possível.
Os trabalhos vão ser detalhados em novo encontro do grupo.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Obras de remanejamento da DAE Jundiaí chegam à Vila Argos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original