Saúde discute protocolos de atendimento da dengue na rede

Publicada em 17/12/2015 às 19:04

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (17) uma reunião com profissionais das unidades de saúde da rede municipal que serão referência para o acompanhamento de casos suspeitos e confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus. O encontro faz parte das ações da Prefeitura na prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

De acordo com a Diretoria de Vigilâncias em Saúde, essas referências são essenciais para a padronização dos procedimentos e protocolos dentro da unidade, troca de informações atualizadas e comunicação com os demais órgãos da rede de Saúde e com a mídia, além de agilizar e melhorar o acolhimento dos pacientes.

LEIA TAMBÉM
Saúde discute novas ações para enfrentar a dengue
Faculdade de Medicina e HU serão polo de pesquisa para o zika vírus

Profissionais receberam orientações sobre acompanhamento de casos suspeitos

Profissionais receberam orientações sobre acompanhamento de casos suspeitos

“A ideia é estimular os usuários a procurar a unidade de saúde do bairro, deixando os pronto-atendimentos e hospitais para os casos de média e alta complexidades”, explicou o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata, que também apresentou o panorama atual dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus.

Durante a reunião, o enfermeiro Leonard Sardinha, referência técnica em Enfermagem da Secretaria de Saúde, propôs a reavaliação dos procedimentos e protocolos e a garantia de acolhimento e encaminhamentos adequados. “Dessa forma, esperamos que haja maior uniformidade no atendimento da rede pública de saúde visando, principalmente, evitar casos graves e óbitos de dengue”, explicou.

Na próxima semana a Diretoria de Vigilâncias em Saúde vai reunir os agentes comunitários de saúde e enfermeiros responsáveis pela equipe, também visando uniformizar o atendimento nas áreas de cobertura.

Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/17/saude-discute-protocolos-de-atendimento-da-dengue-na-rede/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original