FMJ e HU vão ser polo de pesquisa para o zika vírus

Publicada em 17/12/2015 às 15:05

As amostras de sangue de pessoas com suspeita de zika vírus coletadas no Hospital Universitário (HU) serão encaminhadas para o Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O objetivo é identificar e detalhar esse novo vírus, que chegou no Brasil recentemente. O anúncio foi feito esta semana durante uma palestra com o médico Saulo Passos.

LEIA MAIS
Prefeito prestigia homenagem da FMJ a secretário de Saúde
Radioterapia do São Vicente cria canecas especiais para pacientes

Anúncio foi feito durante palestra no Hospital Universitário

Anúncio foi feito durante palestra no Hospital Universitário

“Sabe-se muito pouco sobre o zika e nós vamos contribuir de forma direta mapeando a rota de contaminação do mosquito nas gestantes e crianças”, explicou Saulo Passos, que é professor da FMJ, pediatra do HU e coordenador da pesquisa.

Os sintomas do zika são parecidos com um quadro gripal: febre baixa, mal-estar, vermelhidão no corpo, conjuntivite, diarreia e vômito. “Quando o paciente apresentar esses sintomas, será colhida uma amostra de sangue e encaminhada para laboratório da FMJ. No caso de exame positivo, o material será enviado para USP para mapeamento mais detalhado”, completou Passos.

No mundo existem apenas 200 estudos sobre o zika vírus. O objetivo da pesquisa é encontrar uma vacina capaz de proteger as pessoas. A letalidade da doença é zero, porém, em gestantes o vírus pode se alojar no cérebro do bebê e impedir seu crescimento, complicando funções neurológicas, como fala, visão e audição e, como consequência, causando a microcefalia.

A prevenção mais eficiente contra o Aedes aegypti, transmissor do zika e também da dengue, é a eliminação dos criadouros. O uso de repelente também é recomendado. “A população pode contribuir efetivamente acabando com o foco do mosquito e criadouros em suas casas. Cada um deve fazer a sua parte”, conclui Passos.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/17/faculdade-de-medicina-e-hu-serao-polo-de-pesquisa-para-o-zika-virus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original