Chuva coloca Jundiaí na lista de cidades em ‘atenção’

Publicada em 28/12/2015 às 17:28

A Defesa Civil de Jundiaí recebeu às 7h56, desta segunda-feira (28), a confirmação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) da inclusão do município na lista de cidades em estado de atenção por conta das chuvas que castigam a região Sudeste.

A medida é justificada pelos 83 milímetros de chuva acumulados durante três dias. A margem foi registrada na região do Caxambu. Áreas como São Camilo, Sorocabana e Jardim Tamoio estão sendo monitoradas.

LEIA TAMBÉM
Gabinete de Gestão define atuação na Operação Verão
Prefeitura intensifica ações de proteção da Serra do Japi
Comitê de Gestão de Riscos foca ações em situações de emergência

Agentes da Defesa Civil fazem vistoria às margens de córrego no Sorocabana

Agentes da Defesa Civil fazem vistoria às margens de córrego no Sorocabana

Com o Estado de Atenção decretado, equipes da Defesa Civil foram a campo para vistoriar as regiões mais afetadas pelas chuvas. “Felizmente a situação está dentro da normalidade e não registramos qualquer ocorrência“, ressaltou a chefe da Divisão de Orçamento da Defesa Civil, Juliana de Salvia Mazzei Segala.

As vistorias preventivas em áreas de risco são recomendadas pela Coordenadoria Estadual diante da inclusão dos municípios no Estado de Atenção. Na tarde desta segunda-feira (28), por exemplo, equipes da Defesa Civil vistoriaram o córrego que corta o Jardim Sorocabana.

“Pelo que observamos a situação é tranquila, mas precisamos ficar atentos, principalmente se mau tempo persistir”, disse o agente da Defesa Civil Ademir Polli, que debaixo de uma chuva e acompanhado por Takashi Skanaka, José Pereira e Marcelo Netto, percorreu toda a extensão do córrego até que ao local em que se junta às águas do Rio Jundiaí, nas proximidades da Universidade Paulista (Unip).

“Tentamos detectar em primeiro lugar se há riscos de algum tipo de deslizamento, principalmente de edificações às margens do córrego. Mas não é o caso no momento. Também procuramos pontos de alagamentos”, comentou Polli, lembrando ainda que a Defesa Civil conta com o serviço de SMS para alertar os moradores cadastrados por meios de mensagens de texto via celular.

O trabalho de prevenção executado pela Defesa Civil deve ser ampliado nas próximas horas até mesmo porque a Coordenadoria Estadual divulgou, na tarde desta segunda-feira (28), boletim que informa a continuidade da chuva de maneira longa, ou seja, precipitações contínuas até pelo menos quinta-feira (31).

Ivan Lopes
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/28/chuva-coloca-jundiai-na-lista-de-cidades-em-estado-de-atencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original