Dengue: Zoonoses alerta população sobre cuidados
Publicada em 29/12/2015 às 17:17Nesta época do ano, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti e muitas famílias costumam viajar durante as férias e festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de a população redobrar a atenção em casa para eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
A Prefeitura, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, mantém um programa de controle e prevenção permanente do vetor transmissor dessas doenças. Durante todo o ano, são realizadas ações voltadas para a prevenção, como atividades educativas, visitas a imóveis especiais (locais com grande aglomeração de pessoas, como parques, escolas, shoppings e igrejas) e pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, cemitérios e outros), visita casa a casa, acompanhamento de casos notificados e bloqueio em situação de surtos.
Apesar de todo esse trabalho, a colaboração de cada morador é fundamental no controle do Aedes aegypti. Segundo a coordenadora do programa, Ana Lúcia Castro, a maioria dos focos e larvas do mosquito recolhidas pelas equipes da Zoonoses é encontrada em imóveis particulares e locais como lona, lata, bromélia, prato de vaso de planta, vaso sanitário, telha, piscina e balde.
LEIA TAMBÉM
Estudo aponta Jundiaí como a terceira melhor do Brasil
Bigardi faz apelo ao Estado por verba para o São Vicente
Prefeito Pedro Bigardi recebe diretoria do Hospital São Vicente
“É importante que a população fique atenta, eliminando os criadouros do mosquito em casa ou denunciando locais suspeitos. Não podemos descuidar. É preciso redobrar a atenção e tomar cuidado não só com o quintal, mas também no banheiro e na cozinha”, frisa.
Ana Lúcia chama atenção para alguns costumes corriqueiros, mas que devem ser evitados. “Muita gente viaja e deixa os pratinhos das plantas cheios de água. Já vimos até em bacias com água. Isso não deve ser feito. Outra orientação é deixar a tampa do vaso sanitário fechada quando for ficar vários dias sem uso.”
No caso de ralos no quintal que acumulam água, diz Ana, a dica é colocar sal grosso. Mas essa medida só é eficaz por um período curto. “Do mesmo jeito que as pessoas pensam na segurança da casa quando vão viajar, é preciso pensar no que pode acumular água.”
A coordenadora destaca ainda que as pessoas com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é procurar a unidade de saúde do bairro ou um pronto-atendimento.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
- Guarde pneus em locais secos e cobertos;
- Mantenha o lixo fechado;
- Guarde garrafas vazias de boca para baixo;
- Tampe as caixas d’água;
- Armazene adequadamente os materiais recicláveis;
- Tampe os ralos;
- Limpe os terrenos;
- Não use pratos nos vasos de plantas;
Principais sintomas:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor no fundo dos olhos;
- Falta de apetite;
- Dores nas articulações;
- Fraqueza;
- Manchas pelo corpo;
- Dores intensas nas articulações com edema (no caso da chikungunya);
- Coceira (no caso do zika).
Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original