Estudo aponta Jundiaí como a terceira melhor do Brasil

Publicada em 22/12/2015 às 16:23

Jundiaí foi apontada, pelo segundo ano consecutivo, como a terceira melhor cidade do Brasil entre as 100 maiores, em estudo BCI 100 (Best Cities Index), feito pela empresa de consultoria econômica e financeira Delta para a Revista América Economia, divulgado em dezembro. O município obteve índice de 54,38, atrás apenas de Santos (56,01) e Belo Horizonte (55,15).

O levantamento analisou 77 atributos em 10 dimensões (geral, governança, bem-estar, econômico, finanças, domicílio, saúde, educação, segurança e digital). Em comparação ao estudo anterior, Jundiaí melhorou em educação, saltando de 7,09 (2014) para 7,23 (2015), e em saúde, passando de 5,23 (2014) para 5,27 (2015). A cidade manteve os mesmos índices do ano passado nos quesitos geral (1,85), bem-estar (3,56), econômico (7,52), domicílio (4,88), segurança (1,91) e digital (2,00).

LEIA TAMBÉM
Gabinete de Gestão define atuação na Operação Verão

Bigardi faz apelo ao Estado por verba para o São Vicente
Fumas abre inscrição para unidades habitacionais no Tulipas

Para Bigardi, estudo reflete investimentos feitos na cidade nos últimos anos

Para Bigardi, estudo reflete investimentos feitos na cidade nos últimos anos

Segundo o prefeito Pedro Bigardi, o resultado no estudo da Delta reflete o trabalho na cidade, que acumula o maior volume de investimentos já registrados nos últimos anos. Foram 165 ações em menos de três anos distribuídas em todos os bairros.

“Mesmo diante de tantas dificuldades no País, Jundiaí seguiu a passos largos para um crescimento ordenado e planejado. Conquistamos um avanço significativo em várias áreas, como mostra as recentes pesquisas feitas pelos mais sérios institutos que apontam Jundiaí como uma das três melhores cidades do País para se viver, avaliando áreas importantes, como saúde, educação, segurança, mobilidade, desenvolvimento econômico. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo nesta cidade. Isso nos deixa com a sensação de dever cumprido em mais um ano de batalhas”, salienta.

Entre os inúmeros investimentos, Bigardi destaca a Ponte do Tulipas, os parques do Engordadouro, do Jardim do Lago, do Morada das Vinhas, a contratação de 128 novos Guardas Municipais, a entrega de 87 apartamentos na Vila Ana e a previsão de entregar 400 no São Camilo e 1.088 no Novo Horizonte, duas pré-escolas em período integral e quatro novas escolas, reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), implantação do sistema de monitoramento de segurança por câmeras.

Outras importantes ações estão em andamento como as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), sendo uma delas, a do Novo Horizonte, já em fase final; reforma dos terminais de ônibus e início das obras do BRT, além da expectativa, junto ao governo do Estado, do início da construção das alças da Anhanguera.

Ponte que liga os bairros Tulipas e Jardim Novo Horizonte

Ponte que liga os bairros Tulipas e Jardim Novo Horizonte

Estudo
As 100 cidades que fazem parte do BCI100 foram selecionadas a partir do ordenamento das cidades com base na estimativa da população residente para o ano de 2014. Neste ordenamento, foram considerados todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis de fontes oficiais.

As informações foram coletadas entre agosto e setembro, provenientes de órgãos e instituições governamentais, como o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.

O objetivo é mensurar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e dos habitantes. O foco principal é avaliar as condições de vida local através de indicadores econômicos e sociais.

Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/22/estudo-aponta-jundiai-como-a-terceira-melhor-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original