Abertura da Festa da Uva tem anúncio de apoio à agricultura
Publicada em 14/01/2016 às 23:29A solenidade de abertura da 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, em Jundiaí, foi marcada pelo pronunciamento do prefeito Pedro Bigardi e outras autoridades sobre o aumento da importância do setor rural com novas e arrojadas medidas de apoio. A Festa, que segue às sextas-feiras e finais de semana até o domingo (31), apresenta desde atrações tradicionais até inovações para todas as idades e representa um símbolo.
O prefeito Pedro Bigardi lembrou que a festa é mais do que a agricultura em si, incluindo a importância do homem do campo, da preservação ambiental e da qualidade de vida da cidade. Falou ainda do resgate da festa comunitária, que passou de 75 mil para 150 mil visitantes em apenas três edições, valorizando os artistas locais e trazendo de volta o verdadeiro artesanato.
LEIA TAMBÉM
Festa da Uva: de ônibus, vai ser muito fácil chegar lá
Bilhete Único pode ser adquirido na Festa da Uva 2016
“Temos os programas de varejões noturnos, de venda direta do produtor, de orgânicos, de rotas turísticas e de seguro rural, entre outros. Mas a zona rural, tão ameaçada pela pressão imobiliária, traz ainda outros valores para os moradores da cidade e, no novo Plano Diretor, estamos ampliando a área rural do município, porque ela garante a qualidade de vida e também do ambiente e da água de toda a cidade”, afirmou Bigardi.
O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, apontou Jundiaí como cidade pioneira, citando exemplos como a criação do subsídio ao seguro agrícola. “É a única iniciativa municipal que complementa a tomada pelo Estado de São Paulo, também isolada no País”, afirmou ao apontar a colaboração “frutífera” entre programas do governo do prefeito Pedro Bigardi e do governador Geraldo Alckmin e também com instituições locais.
Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, que foi destacado pelo prefeito e pelo representante estadual, a festa não ocorreria sem o empenho da equipe da pasta formada por 28 pessoas, dos demais setores da Prefeitura e das centenas de voluntários de mais de 100 expositores entre agricultores, de festas comunitárias, de entidades e das adegas.
“Digo que está é uma festa que não é feita por nenhuma pessoa isolada, mas por Jundiaí, por gente de todos os cantos da cidade. É uma festa para todas as idades, da família, porque todos entendemos a cidade como uma grande família”, afirmou ao mostrar um vídeo sobre os programas do setor.
Também falaram o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, que destacou a uva como símbolo da cidade e de suas raízes, e o diretor da Associação Agrícola, Renê Thomazeto, que se definiu como um matuto de sítio para defender o valor dessa cultura na história da cidade, sem tirar a importância da indústria.
O Circuito das Frutas esteve representado pelo atual presidente do consórcio de dez municípios, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz. Para ele, o crescimento do turismo rural vem ocorrendo em todas essas cidades e forma um diferencial da região. Por sua presença, o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, ressaltou com humor que, “com exceção de Vinhedo”, a Festa da Uva de Jundiaí é a melhor do País.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi; o vice-prefeito, Durval Orlato; os secretários: chefe de gabinete, Alan Piccolo; de Administração e Gestão, Denis Crupe; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Cultura, Tércio Marinho; de Educação, Renato Polli; de Comunicação Social, André Barros Leite; de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; de Transportes, Wilson Folgozi; de Negócios Jurídicos, Edison Rocha; o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novaes; o diretor-presidente Dae, Jamil Yatim; o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel; o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Itibagi Rocha Machado; o presidente do Iprejun, Eudis Urbano; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; diretor-presidente da Escola de governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, José Carlos Pires; e superintendente da TVE Jundiaí, Thiago Godinho.
Também estiveram presentes representantes de parceiros da Festa, como Coca-Cola Femsa, Bradesco, Sicredi, Klabin, Sorvetes Jundiá, Grupo Ebone, De Marchi e outros.
A Câmara Municipal, além do seu presidente Marcelo Gastaldo, contou com a presença dos vereadores Valdecir Vilar Matheus, Rafael Purgato, Marilena Negro, Zé Dias, Rogério Ricardo e Leandro Palmarini.
A sociedade civil esteve representada por entidades como o Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior e diversas outras, além de cidades como Atibaia, Louveira e Valinhos.
O público aplaudiu a solenidade de abertura e também a tradicional cerimônia da Pisa da Uva, realizada pelo Grupo Stella Bianca, e que vai se repetir aos sábados e domingos, às 15h. As autoridades destacaram a importância do trabalho preparatório e, ao longo da Festa, a Corte da Uva, com a rainha, Patrícia Souza, e as princesas, Gabriela Vidotti e Raquel Carneiro, além das vinhateiras, Jessica Batista, Yasmin Mayara, Monique Gonçalves e Graziela Lima, marcou presença.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original