Cobema inspira outras cidades sobre cuidados com animais

Publicada em 22/01/2016 às 18:07

A sede da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema), vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, recebeu, nesta sexta-feira (22), a visita de técnicos da Prefeitura de Cajamar para uma coleta de informações sobre o novo modelo que vem sendo buscado para o setor de animais domésticos (pets) pela Prefeitura de Jundiaí.

Temos recebido periodicamente essas visitas técnicas, mostrando que existe uma crescente preocupação de políticas públicas para o bem-estar animal, desvinculando este serviço do centro de controle de zoonoses”, afirma o coordenador e médico veterinário, Jonathann França Ribeiro.

LEIA TAMBÉM
Rã inédita da Serra do Japi ganha repercussão nacional
Jundiaí chega a 300 espécies de aves em portal ornitológico
Prefeito aponta qualidades de novo Plano Diretor Participativo

A Cobema tem registrado avanços nos últimos anos

A Cobema tem registrado avanços nos últimos anos

Os visitantes foram a coordenadora do setor de zoonoses, Catarina Campos Cortez; e o agente de saúde Robson Oliveira Naurosk. Eles explicaram que estão fazendo levantamentos solicitados pela prefeita Paula Ribas sobre melhorias futuras nessa área.

O coordenador Jonathann Ribeiro (direita) e os técnicos visitantes

O coordenador Jonathann Ribeiro (direita) e os técnicos visitantes

Em Jundiaí, a nova estrutura, estudada a partir de 2013 e implantada nos dois anos seguintes, trouxe avanços no panorama do serviço, com a ampliação da equipe técnica (de 8 para 14 integrantes), reformas físicas e a instalação de uma clínica em um contêiner móvel (o “vet contêiner”) obtido com apoio de uma contrapartida privada de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Mas o ponto ainda mais importante foi a promulgação de um decreto pelo prefeito Pedro Bigardi direcionando o serviço, antes sem foco de controle, para moradores que integram o cadastro social, renda familiar de até 2 salários mínimos, as organizações não-governamentais do setor e os protetores independentes. No plano também estão previstos avanços educativos e apoio para ações, como a recente experiência de animais em parques através do Projeto Vamos Juntos ao Parque, já no Parque do Engordadouro e no Parque do Morada das Vinhas.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/22/cobema-inspira-outras-cidades-sobre-animais-pets/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original