Emeb João Fumacchi é reaberta e em período integral

Publicada em 22/01/2016 às 18:48

O prefeito Pedro Bigardi vistoriou, na tarde desta sexta-feira (22), as obras de reforma da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) João Fumacchi, na Roseira. Após 15 anos fechada, a escola vai ser reaberta e vai funcionar em período integral a partir deste ano letivo. Vão ser atendidos, inicialmente, 50 alunos da Educação Infantil 2 (4 e 5 anos), transferidos da Emeb Oscar Guelli, que vai passar a atender apenas o ciclo do Ensino Fundamental.

Para Bigardi, a reabertura da escola representa um ganho para a região. “Esta escola foi construída há 25 anos e ficou fechada por 15 (anos), agora estamos reativando. O prédio tem uma boa arquitetura e foi revitalizado para atender os alunos em período integral. Há demanda no bairro para isto, o que mostra que acertamos na escolha, por se tratar de uma área rural, onde os alunos também vão ter atividades culturais e esportivas”, afirma.

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita obras de habitação no Novo Horizonte
Prefeito aponta qualidades de novo Plano Diretor Participativo
Educação aproveita férias escolares e faz obras de melhorias em escolas

Bigardi e Polli em vistoria à escola João Fumacchi

Bigardi e Polli em vistoria à escola João Fumacchi

A reforma, iniciada em dezembro, está sendo concluída. O prédio recebeu pintura interna e externa, impermeabilização da laje, instalação de brinquedos no parque infantil e adequação dos banheiros. A quadra vai ser reformada e, em breve, chegam os mobiliários. Ao todo, a unidade vai contar com três salas de aulas, sala de artes, área administrativa, pátio, cozinha, sanitários e dispensa.

Além da reforma, a avenida da escola, Matheus Fontebasso de Aquino, vai ser pavimentada pela Prefeitura. A obra começa em fevereiro e deve ser concluída até o final do mesmo mês.

“Com a reabertura da escola, ampliamos o número de vagas na região e desafogamos a Emeb Oscar Guelli, que está no limite da capacidade. Duas salas de lá vão ser transferidas para cá e já há demanda para uma terceira sala”, informou o secretário de Educação, José Renato Polli.

Outra escola que vai passar a contar com período integral para alunos da Educação Infantil neste ano letivo é a Emeb Rute Miranda Duarte Sirilo, no Terra Nova. As duas Emebs vão ser as primeiras pré-escolas da cidade a oferecer esse modelo de funcionamento. Atualmente, a rede municipal conta com nove escolas de período integral, todas de ciclo de Ensino Fundamental.

O prefeito destacou que o ano letivo começa com três novas escolas no Jardim Novo Horizonte, que vão atender cerca de mil alunos da creche ao Ensino Fundamental, além das duas unidades que passam a atender em período integral. “Em um ano de dificuldade, Jundiaí segue entregando novas escolas e revitalizando as já existentes.”

Acompanharam também o prefeito na vistoria os secretários de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior, e de Comunicação Social, André Barros Leite.

Secretário de Educação em visita às obras de reforma da Emeb Antonio Loureiro

Secretário de Educação em visita às obras de reforma da Emeb Antonio Loureiro

Reformas
Na parte da manhã, o secretário de Educação vistoriou as obras na Emeb Antônio Loureiro, na Vila Helena. A quadra poliesportiva da escola, com 600 metros, vai receber cobertura nos próximos 45 dias. Além disso, vai ser feita a pintura de toda a quadra e do piso. O centro educacional atende 400 alunos do ensino infantil e fundamental.

O secretário também vistoriou, na sequência, as obras na Emeb Antônio de Pádua Giaretta, no Jardim Carlos Gomes. Toda manutenção, como pintura, reestruturação de telhado, toldos, vasos sanitários, limpeza de mato, visam à volta às aulas, em 15 de fevereiro. A escola com 255 alunos atendia alunos do ensino infantil e agora passa por uma adaptação para atender o ensino fundamental.

“Estamos realizando manutenções emergenciais em 11 escolas até o início do ano letivo. Até o final do ano, vão ser 40 escolas reformadas”, afirmou Polli.

Avanços
Desde 2013, a administração municipal, além de investir na educação com qualidade social, investiu na formação dos profissionais, retomando inclusive a gratificação por títulos, na melhoria da merenda escolar, que passou a ser mais variada e balanceada, e na infraestrutura das escolas.

A atual gestão, pela primeira vez, entregou kits completos de uniforme escolar para todos os alunos da pré-escola ao ensino fundamental e material escolar para os cerca de 32 mil estudantes da rede municipal, incluído de escolas contratadas e instituições conveniadas.

Luiza Ronchi e Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/22/emeb-joao-fumacchi-e-reaberta-e-em-periodo-integral/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original