Festa é mosaico de atrações no último final de semana

Publicada em 28/01/2016 às 16:37

Com mais de 100 mil visitantes registrados desde a abertura no dia 14 de janeiro, a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos prepara um encerramento de gala entre sexta-feira (29) e domingo (31). Um grande conjunto de atrações vai coroar a programação e o trabalho marcado pelo espírito comunitário de centenas de pessoas envolvidas com a agricultura, o turismo, as tradições, a música, a solidariedade e a própria identidade da cidade conhecida como Terra da Uva.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

A festa, organizada pela Prefeitura de Jundiaí e Associação Agrícola, começa na sexta-feira, das 18h às 22h, no sábado, das 10h às 22h, e, no domingo, das 10h às 21h, no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari.

Festa da Uva vem com programação repleta de atrações

Festa da Uva vem com programação repleta de atrações

Exposições
Nos espaços de exposição da Festa, no primeiro e segundo pavilhões, estão presentes as fotos do concurso “Uva Niágara Rosada”, os telões em Liquid Sky, a mostra interativa da história da uva em Jundiaí ou as telas pintadas com vinho da equipe do artista Paulo Borges em “Tintos e Tintas”.

Desfiles
Na manhã de sábado, um desfile de jipes sai do Paço Municipal às 10h em direção à Festa da Uva. E, no dia de encerramento, domingo, é a vez dos cavalos e charretes da Cavalgada da Uva, que sai da rotatória da avenida Prefeito Luiz Latorre (na altura da Vilas Hortolândia), às 10h.

Frutas Premiadas
No primeiro piso ocorre a exposição de uvas (diversas variedades) e frutas premiadas que surpreendem os visitantes com sua aparência extraordinária. A cerimônia de premiação dos agricultores selecionados será no domingo, às 12h30.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

Shows 1
Na sexta-feira (29) tocam Fernando Bueno com sertanejo (palco externo, 18h), Grupo Pó Poeira com sertanejo raiz (palco interno, 18h), Banda Devonts com folk rock (coreto, 19h30), Banda Johnny Groove com pop rock (palco externo, 21h) e o grupo Telma & Marcola com MPB (palco interno, 21h).

Shows 2
No sábado (30) tem rock clássico com Banda Stratosphere com metal sinfônico (coreto, 11h), Sara Yacov com danças folclóricas (palco interno, 12h), Banda Ciclo Radius com rock alternativo (coreto, 13h30), Patrulha Noturna com beatles rock (coreto, 16h), Black Maverick (palco externo, 17h30), Panela Preta com samba raiz (palco interno, 17h30), Big Chico com blues e soul (coreto, 19h), mais rock clássico com a Banda U.T.I. (palco externo, 20h30) e Sol Luna com forró pé de serra (palco interno, 20h30). Nas ruas, Lambe Lambe Digital e Cris Caricaturas vão estar presentes a partir das 16h.

Shows 3
No domingo (31) tem a Orquestra de Violeiros Terra da Uva (palco externo, 11h30), Grupo Toca do Canário com instrumental (palco interno, 11h30), Encontro de Violeiros (coreto, 13h), Banda Transporte com flashback do rock (coreto, 16h), Trio Corda Piaba com rock rural (palco interno, 17h30), Aureliah Milagres com forró e MPB (palco interno, 19h) e o Carnaval – Samba Autêntico de Jundiaí (palco externo, 18h). Nas ruas, a pintura de rosto do Doces Sonhos e o circo da Trupe Pling! vão estar presentes a partir das 15h30.

Venda de uvas e frutas
As frutas também vão ser comercializadas em estandes dos bairros rurais da Roseira, do Traviú, do Poste, do Caxambu, da Toca, do Bom Jardim, do Currupira, do Engordadouro e do Vera Cruz, no terceiro piso.

Gastronomia
No espaço Deguste Jundiaí estão os estandes organizados pelas cozinhas de tradicionais festas comunitárias de bairros da cidade, como Vila Arens, Anhangabaú, Tarumã e São Camilo, Jundiaí-Mirim, Vila Comercial, Eloy Chaves, Jardim do Lago, Cidade Nova, Associação Nipo Brasileira, Cooperativa dos Produtores de Vinho e também Traviú e região do Caxambu, Toca e Roseira.

Adegas

Outro destaque é a 4ª Expo Vinhos, na alameda das adegas no piso central, com o vinho familiar produzido pelas adegas Português, Martins, Negrini, Vendramin, Fontebasso, Brunholi, Maziero, Marquesin e Beraldo di Cale, além da Castanho.

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva 2016 já recebeu mais de 100 mil visitantes
33ª Festa da Uva de Jundiaí bate recorde de utilização de Wi-Fi
Jundiaí renova produção de vinhos de adegas familiares da cidade

Pisa da Uva
Uma homenagem aos pioneiros da produção do vinho familiar acontece com a encenação da Pisa da Uva, ao lado do espaço das adegas, no sábado e domingo às 15h com o Grupo Folklorístico Stella Bianca.

Empório Jundiaí
Os produtos relacionados com as primeiras rotas turísticas da cidade (como a Rota da Uva e a Rota da Terra Nova), incluem estandes de Clamar Conservas, de Maziero Pães Artesanais, Villa Brunholi, da Editora In House, da Massas Traviú, da Fazenda Ribeirão, da Cucina di Nicolina, da Cerveja Artesanal Bier Nards, do Ateliê do Campo, do Viveiro Terra Nova, da Quitutes Tia Tereza, da Marisa Trufas, da Tentação em Chocolate, da Vovó Thereza e da Padaria Comunitária. Além, claro do estande da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas.

Turismo Rural
A festa também apresenta estandes de agências de turismo receptivo Tour Jundiahy e Tribbo da Terra que levam visitantes para passeios na zona rural aos sábados e domingos de acordo com inscrições no local.

Crianças

Para as crianças também há espaços próprios, com 15 atrações em 800 metros quadrados de área coberta, e mais a sempre disputada Fazendinha, organizada pela Escola Técnica Benedito Storani.

Conexão
O sistema de conexão preparado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) foi reforçado. Também é possível publicar fotos no espaço da festa postando imagens no Instagram e Twitter com a hashtag #festadauvajundiai2016.

Culinária
A festa oferece ainda a oportunidade de aprendizado de receitas que levam uvas também é alvo dos workshops culinários ao longo dos dias da Festa, nos estandes do lado externo do Pavilhão de Exposições.

Solidariedade
A festa reúne estandes que também geram apoio social para entidades reconhecidas na cidade como ACAI, ACDC, Casa de Nazaré, Casa Santa Marta, Cedeca e Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cesprom, Cidadão do Futuro, Cidade Vicentina, GIPA e Abracci, Maria de Magdala, Pastoral do Menor, S.O.S. e ONG Um Só Coração. Outras entidades assistenciais também vão ser beneficiadas com a doação diária das frutas de exposição.

Artesanato
A feira no evento, organizado pelo programa Jundiaí Feito à Mão, mostra variedade e criatividade com os artesões Edileine e Jandira, Sili Lima, Dulci Artesanatos, Cilda e Paula, Bernadete e Paulina, Lumzz, Flávio Leone, Artes da Dinda, Sonia Pilot, Aroma e Flor, Bom Bijoux, Lilik Arts, Maria Helena Vian, Bordados e Fuxicos, Arte em Ferro, Rosy Artes & Mimos, Tenda da Arte, Mary Artesanato, Mari Pratas, Cris Bee e Rosinha, Maria Lãs e Linhas, Solange Manoel, Márcia Mosaicos, Regilania e Fernanda, Fátima Dorigon, Tany Patch, Joana e Moisés, Telma e Rubens, Mia Vovó Artes, Milton Origami, DFC Artes, Arte Sustentável, Artes Ro, Odila de Oliveira, Bijóias em Crochê, Judite Moraes, Luciana e Roseli, Arteiro e Cia, Avesso Perfeito, Valdir e Zilmar e também Rosa e Izumi.

Apoios
Ao lado do empenho de centenas de voluntários e envolvidos, a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos conta com a organização da Prefeitura e da Associação Agrícola de Jundiaí e com o apoio da Jundiá, da Coca Cola Femsa, da Klabin, do Bradesco, da AOC, do Grupo Ebone, da Sicredi e da De Marchi.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/28/no-ultimo-final-de-semana-festa-da-uva-e-um-mosaico-de-atracoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original