Prefeitura amplia instalação de paraciclos em Jundiaí

Publicada em 29/01/2016 às 16:59

Em uma retomada da ação conjunta da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos, três novos locais receberam, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), os equipamentos públicos de estacionamento de bicicletas, os “paraciclos”, equipamentos no formato de alça fixada no solo onde pode ser presa a trava da bicicleta.

O trabalho colocou suportes desse tipo no Complexo Argos (do lado interno, perto da entrada principal e também perto do Centro de Línguas), em área ao lado do Parklet da Rua Barão de Jundiaí (esquina com rua Coronel Leme da Fonseca) e também na praça Quintino Bocaiúva, na Vila Arens (na esquina da avenida São Paulo com a rua Lacerda Franco).

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor: saiba o que são as oficinas de consensos
Planta da Serra do Japi motiva estudo inédito de disputa animal
Encontro discute valorização da cultura cicloviária no Plano Diretor

Paraciclos recém-instalados no Complexo Argos

Paraciclos recém-instalados no Complexo Argos

O deslocamento dos materiais necessários contou ainda com a colaboração da Secretaria de Transportes.

Multiplicação gradativa
Em 2015, as ações instalaram esses suportes de apoio no Largo dos Andradas (na praça de mesmo nome), na praça Dr. Domingos Anastácio (ou Largo São José), na praça Marechal Floriano Peixoto e também no encontro do calçadão da rua Barão de Jundiaí como o da rua São José (no Largo da Matriz) e ainda ao lado do Velório Muncipal e perto do Hospital Regional.

Os equipamentos foram doados à Prefeitura por uma campanha de financiamento colaborativo chamada Hackbikers 7406, que recebeu também reforços posteriores de doação da Associação Comercial e Empresarial.

Em ação voluntária anterior, feita pela própria campanha e depois com estrutura reforçada por técnicos, já haviam sido instalados equipamentos na praça Dom Pedro II (Largo das Rosas), praça Barão do Japi (Largo do Chafariz), na praça Rui Barbosa, em frente ao INSS da rua Barão de Jundiaí e também na praça Governador Pedro de Toledo (Largo da Matriz).

As iniciativas estimularam também outras instituições como a Câmara Municipal e a Caixa Econômica Federal, entre outras, e ganharam ampliação com novos espaços como os bicicletários no Sesc Jundiaí.

Critérios
A ação conjunta do setor de planejamento da Secretaria de Planejamento e da unidade de serviço 1 da Secretaria de Serviços Públicos envolve também o trabalho conjunto desenvolvido no Grupo de Trabalho Cicloviário, em parceria com a Secretaria de Transportes e a Secretaria de Obras.

O tema também está presente no processo do Plano Diretor Participativo, em sua reta final de ajustes e soluções de conflitos antes de ser fechado e enviado para a Câmara.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/29/prefeitura-amplia-instalacao-de-paraciclos-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original