Saúde dá início à campanha de prevenção da aids

Publicada em 02/02/2016 às 15:10

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Programa Municipal DST/Aids, deu início, no último sábado (30), à 11ª edição da Campanha “Carnaval Campeão, só em ritmo de prevenção”. A primeira ação foi no bloco carnavalesco “Chupa que é de Uva”.

De acordo com o CTA, foram distribuídos oito mil preservativos masculinos e femininos durante o percurso. Além disso, a ação contou com a performance artística da Cia. Paulista de Artes e a intervenção do Coletivo CUME com a “Salamandra do Amor”.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Cultura, Coordenadoria da Juventude, das unidades básicas de saúde Novo Horizonte e São Camilo, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas, além das entidades sociais Coletivo Cume, Abrapa e Ong Aliados.

LEIA TAMBÉM
‘Dengue, Aqui Não!’ está marcada para o dia 11 de fevereiro
Projeto-piloto busca pacientes com sintomas de hanseníase
Futuros guardas municipais entram na guerra contra a dengue

Bloco da prevenção: equipe do CTA intensifica campanha no carnaval

Bloco da prevenção: equipe do CTA intensifica campanha no carnaval

O objetivo da campanha é dar maior visibilidade à importância do uso de preservativo, da realização do teste de HIV e do tratamento como prevenção. A mensagem geral é informar as pessoas como se prevenir contra o vírus da Aids, a usar camisinha, fazer o teste e, caso seja positivo, iniciar imediatamente o tratamento.

A campanha deste ano também prevê uma mobilização na unidade de saúde do São Camilo, nesta quinta-feira (4), a partir das 13h. A atividade contará com participação especial do Maracatu Jundiaí. A unidade da Vila Ana também participa da campanha sensibilizando a população da área de abrangência quanto a importância da prevenção durante o Carnaval. As demais unidades de saúde intensificam a distribuição de preservativos.

A programação da campanha nos blocos continua na sexta-feira (5), no tradicional “Refogado do Sandi”, que percorre as ruas do Centro. Além das intervenções artísticas, a equipe do CTA vai formar o “Bloco da Prevenção” para participar do “Refogado”.

No sábado (6), a equipe do CTA vai percorrer três bailes carnavalescos na cidade: Clube dos Metalúrgicos, Rei da Noite e Fourton House. Já no domingo (7), estará no “Bloco do Loki”, no Vianelo. A campanha de Carnaval da Secretaria de Saúde também terá ações nos desfiles das escolas de samba da cidade, na avenida Luiz Latorre.

Cenário
A campanha de carnaval do Ministério da Saúde deste ano tem como slogan “Deixe a Camisinha Entrar na Festa”, que reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e Aids. Em 2015, o Ministério da Saúde distribuiu 574 milhões de preservativos (552 milhões masculinos e 22 milhões femininos), superando os 443,8 milhões distribuídos em 2014.

O total de brasileiros com acesso ao tratamento com antirretrovirais no País mais do que dobrou nos últimos anos, passando de 231 mil pacientes em 2009 para 455 mil em 2015. Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos. Desse total, 11 são produzidos no Brasil.

Atualmente, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. Desde o início da epidemia de Aids no Brasil – em 1980 – até junho de 2015, foram registrados no País 798.366 casos de Aids.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/02/saude-da-inicio-a-campanha-carnaval-em-ritmo-de-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original