Prefeito inaugura ‘Espaço Conectado’ no Jardim Novo Horizonte
Publicada em 04/02/2016 às 19:31A sede da Associação de Acolhimento Bom Pastor, no Jardim Novo Horizonte, foi escolhida para receber o primeiro ‘Espaço Conectado’ da cidade, inaugurado nesta quinta-feira (4) pelo prefeito Pedro Bigardi. A iniciativa faz parte do programa de inclusão digital da Prefeitura, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).
O ‘Espaço Conectado’ tem como diferencial a ‘zero client’, com terminais interligados em um único computador, reduzindo custos de implantação e manutenção. O acesso Wi-Fi, que agora passa a se chamar Conectado e substitui o antigo ‘Jundiaí é Digital’, passa a ser conectado através de fibra ótica, garantindo alta capacidade e velocidade de navegação à internet.
LEIA TAMBÉM
Festa da Uva 2016 bate recorde de utilização de Wi-Fi
Começam as obras na área do futuro Parque Tecnológico
Aeroporto de Jundiaí deve receber R$ 20 milhões em investimentos
O prefeito disse que o novo espaço representa um ganho para a comunidade. “Hoje todo mundo quer estar conectado, e este espaço vem para melhorar a vida da comunidade, que passa a ter acesso gratuito à internet com Wi-Fi de qualidade, proporcionado pela fibra ótica. A ideia é ampliar esta tecnologia para toda a cidade”, afirmou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, a nova tecnologia traz mais economia para a cidade e melhor qualidade de acesso à população. “A inclusão digital é importante para aproximar a população da tecnologia e da informação. Neste sentido, estamos entregando este espaço modernizado, com fibra ótica, com baixo custo para o município e internet mais rápida”, destacou.
O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, destacou que o ‘Espaço Conectado’ é a evolução do ‘Acessa Jundiaí’. “Com a chegada da fibra ótica, colocamos computadores mais modernos e Wi-Fi mais potente. Outro diferencial é a segurança, pois a sala conta com câmera de monitoramento.”
O gestor da Associação de Acolhimento Bom Pastor, Luiz Micai, disse que o serviço vai ser útil à comunidade. “Hoje atendemos cerca de 750 pessoas nas diversas atividades promovidas pela entidade e fiquei muito feliz com a vinda do Espaço Conectado para cá, vai ser muito bom para aqueles que buscam acesso à internet.”
O estudante Henrique Luciano dos Reis, de 14 anos, morador do bairro, foi um dos primeiros a utilizar o Espaço Conectado e aprovou. “Achei muito bacana, vai me ajudar muito nos trabalhos e pesquisas da escola.”
O horário de funcionamento do Espaço Conectado vai ser das 8h às 17h. O Wi-Fi, pelo canal Conectado, fica disponível 24 horas, mas restrito ao espaço físico onde a sala está instalada. Para utilizar o espaço público, o usuário, maior de 18 anos, deve apresentar o RG. Menores de 16 anos, somente acompanhados de responsável legal, com documento de comprovação. Também vai assinar um termo de compromisso, que estabelece regras para o uso, proibindo o acesso a sites de conteúdo pornográfico, a instalação de software e a prática de pirataria e vandalismo eletrônico.
Participaram da inauguração do espaço o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos; os vereadores José Ferreira Dias, Antonio de Pádua Pacheco e Eliezer Barbosa da Silva.
Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio
-
17/01/2025
Assembleia Geral elege conselheiros da Cijun para nova gestão
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
10/01/2025
Vice-prefeito Ricardo Benassi visita o 156 e propõe melhorias no sistema de atendimento à população
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
Baixe as fotos desta notícia na resolução original