Combate ao Aedes aegypti segue intenso no Carnaval

Publicada em 05/02/2016 às 16:40

O combate ao mosquito Aedes aegypti não para nem no Carnaval. A equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, está trabalhando intensamente para ajustar os últimos detalhes para a Campanha de Combate ao Aedes, marcada para esta quinta-feira (11). A ação é da Prefeitura em parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC).

CONFIRA AS FOTOS DA CAMPANHA EM 2015

A campanha faz parte das ações permanentes de combate e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, realizadas pela Prefeitura. O objetivo dessa ação é visitar casa a casa, em bairros escolhidos estrategicamente, orientando os moradores sobre a prevenção e identificação de focos do mosquito, além de eliminar criadouros.

LEIA TAMBÉM
Saúde dá início à campanha de prevenção da aids
Jundiaí é referência na região no combate ao Aedes aegypti
PA da Ponte vai ficar fechado nesta quinta (11) para reforma

Campanha conta com apoio do 12º GAC

Campanha conta com apoio do 12º GAC

Este ano, a ação vai mobilizar cerca de 300 pessoas, entre soldados do GAC, agentes de zoonoses, agentes comunitários de saúde e equipes de apoio. “Pedimos a colaboração de todos nessa luta, especialmente da população. É essencial cada morador olhar seu quintal e eliminar recipientes com água parada”, enfatiza o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

Agentes orientam população sobre cuidados

Agentes orientam população sobre cuidados

O gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata, explica que os agentes comunitários vão trabalhar em sua região, mas fora do território habitual. “Como a prevenção da dengue já faz parte da rotina desse profissional, a ideia é que nessa ação ele visite outros locais”, explica Ozahata.

As equipes compostas pelos agentes de zoonoses e soldados vão ser dividas e vão percorrer 14 bairros: Novo Horizonte, Centro, Almerinda Chaves, Santa Gertrudes, Vila Nambi, Jardim Tamoio, Jardim Tarumã, Vianelo, Jundiaí Mirim, Colônia, Pacaembu, Vila Progresso, Ivoturucaia e Ponte São João.

Segundo Ozahata, é importante frisar que o foco da campanha não é fazer limpeza de terrenos e casas. “Esse é um trabalho de orientação e educação”, diz. Ele explica ainda que a escolha dos bairros visitados na ação seguiu critérios epidemiológicos, como presença de casos suspeitos ou confirmados, avaliação dos pontos estratégicos e imóveis especiais, entre outros.

Mas vale destacar a importância do envolvimento de toda a população, principalmente nos bairros onde as equipes da campanha não passarem. “Cada um pode criar o hábito de checar ao menos uma vez por semana o quintal e eliminando os recipientes com água parada e possíveis focos do mosquito”, ensina Ozahata.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/05/combate-ao-aedes-aegypti-vai-seguir-intenso-durante-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original