Leões da Hortolândia e União do Povo são as campeãs do Carnaval

Publicada em 09/02/2016 às 17:54

Expectativa, tensão e adrenalina no mais alto grau. O trabalho de um ano inteiro das nove comunidades carnavalescas de Jundiaí estava dentro de envelopes lacrados em forma de notas. E depois de um pouco mais de uma hora, o auditório Elis Regina, no Complexo Argos, explodiu em festa, na tarde desta terça-feira (9), graças aos títulos conquistados pela Leões da Hortolândia (Grupo Especial), com 89,30 pontos, e União do Povo (Grupo de Acesso), com 89 pontos, legítimas campeãs do Carnaval 2016.

Mais de 35 mil pessoas assistem aos desfiles de Carnaval em Jundiaí

_CDA3963_G

Secretário de Cultura, Tércio Marinho, entrega o troféu de campeão à escola Leões da Hortolândia

Diretores, torcedores e simpatizantes da Cai-Cai também tinham motivos para comemorar e deixaram o Complexo Argos ao menos com o sentimento de dever cumprido. Afinal, com o segundo lugar do Grupo Acesso, com 88,75 pontos, a escola vai disputar a divisão principal do Carnaval de Jundiaí em 2017.

As escolas dos dois grupos foram avaliadas por jurados especializados, durante o desfile na Avenida Prefeito Luiz Latorre, em nove quesitos: fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia, enredo, bateria, samba enredo e evolução.

LEIA TAMBÉM
Combate ao Aedes aegypti segue intenso no Carnaval
Fumas trabalha em pleno Carnaval no Novo Horizonte

O grupo Especial teve uma disputa apertada. A Leões da Hortolândia voltou a ser campeã depois de 3 anos de sonhos pelo bicampeonato. A Leões levou à Luiz Latorre o tema “Aos Olhos do Egito” e como prêmio recebeu cinco notas 10 em nove quesitos, contra três da Unidos da Zona Leste, vice-campeã com 89 pontos.

A Arcos Íris Acadêmicos do Samba terminou na terceira colocação com 88,70, enquanto que a União da Vila, com 88,60, ficou na quarta posição. Este ano não houve rebaixamento do Grupo Especial para o Grupo de Acesso.

“Foi um desfile de superação em que todos se uniram contra as adversidades e conseguiram desempenhar o que tinha de melhor no desfile do último sábado. Quero deixar claro meus agradecimentos aos componentes, integrantes e diretoria. Agora é só comemorar”, destaca o presidente campeão, Everson Belatto.

A apuração do Grupo de Acesso também foi nota a nota. O título ficou com a União do Povo, que recebeu oito notas 10. Seu único nove foi em samba enredo. Totalizou 89 pontos. A campeã do Acesso levou à avenida o tema “Surpresa! Adivinha o que eu trouxe para você?”.

Título de acesso ficou com a Escola União do Povo, que fez muita festa nesta terça-feira

Título de acesso ficou com a Escola União do Povo, que fez muita festa nesta terça-feira

“Nossa intenção era mostrar os 15 anos de tradição da escola. Confiávamos no título, mas o que queríamos de fato era fazer um ótimo desfile. Conseguimos”, comenta o presidente Alexandre Paulino de Oliveira.

A Cai-Cai, com “Rei dos Reis”, ficou em segundo lugar, com 88,75 pontos, e também conseguiu o acesso. Mocidade de Agapeama (86,25), foi a terceira colocada. Caprichosos de Jundiaí ficou em quarto lugar, com 85,75, enquanto que Marujos da Zona Sul fechou a classificação com 84.50 pontos.

Mocidade foi penalizada com a perda de um ponto por não apresentar extintor no dia do desfile. Já a Marujos perdeu 2,5 pontos por duas penalidades: falta da entrega de pastas no dia estipulado e por desfilar com componentes a menos do que previsto no regulamento. A escola já entrou com recurso nesta terça-feira (9) para tentar reverter a segunda punição.

Apesar de toda a ansiedade que tomou conta dos representantes de escolas presentes do Auditório Elis Regina, a apuração e premiação ocorreram de forma tranquila e pacífica. Este também foi o clima que pairou nas noites dos desfiles na Avenida Luiz Latorre.

O secretário de Cultura. Tércio Marinho, destacou a evolução da qualidade do Carnaval de Jundiaí. “Realizamos uma grande festa popular, com nove escolas e 16 blocos nas ruas. Isso sacramenta que o Carnaval é uma marca de nossa história e que leva o nome do município muito além de seus limites”, comenta.

“A cultura carnavalesca é reconhecida no mundo inteiro como diferencial do Brasil e o trabalho integrado de todas as secretarias fez com que as raízes do nosso povo fossem celebradas com sucesso em Jundiaí”, desataca.

Marinho ainda lembrou que mais de 35 mil pessoas passaram pela Avenida Prefeito Luiz Latorre, o que comprova a grandiosidade da festa popular junto ao gosto da sociedade. O secretário de Cultura ainda afirmou que os desfiles e os blocos contribuíram muito para alavancar a economia da cidade, já que muitos turistas estiveram em Jundiaí nos últimos quatro dias.

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/09/leoes-da-hortolandia-e-uniao-do-povo-sao-as-campeas-do-carnaval-de-jundiai/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original