Faculdade de Medicina traz reunião sobre Alzheimer no sábado (20)

Publicada em 17/02/2016 às 16:29

Neste sábado (20), às 9h, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) sedia mais uma reunião com grupo de cuidadores de pessoas portadoras do mal de Alzheimer. O encontro, que ocorre mensalmente no terceiro sábado do mês, é realizado pela sub-regional da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) com objetivo de apoiar esse grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar essas pessoas.

Na reunião deste sábado, as psicólogas Juliana Cecato e Ana Maria Mantovani vão falar sobre os testes neuropsicométricos. Não é necessário fazer inscrição prévia e a entrada é gratuita.

LEIA TAMBÉM
Alunos da Faculdade de Medicina participam de integração
Pesquisa em Jundiaí sobre zika vírus é destaque em jornal francês

Segundo o geriatra e professor da FMJ, José Eduardo Martinelli, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. “Há diversos fatores de risco e o diagnóstico precoce pode ajudar na estabilidade da doença. A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo”, destaca o professor.

Abraz
Segundo a Abraz, a doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos de demências e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, entre elas: memória, linguagem, orientação espacial, alterações de comportamento afetivo e social.

A evolução nos casos de demência leva ao comprometimento ocupacional e/ou social do indivíduo, aumentando cada vez mais sua dependência. O diagnóstico precoce pode promover melhoria na qualidade de vida do doente e refrear o avanço dos sintomas mais graves.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/17/faculdade-de-medicina-traz-reuniao-sobre-alzheimer-no-sabado-20/