Encontro pedagógico reúne cerca de 600 educadores da rede municipal

Publicada em 23/02/2016 às 13:39

Cerca de 600 educadores da rede municipal de ensino participaram, na noite dessa segunda-feira (22), da primeira atividade de formação de 2016. O 3º Encontro Anual Pedagógico foi realizado no Teatro Polytheama e contou com a presença do renomado educador brasileiro Carlos Rodrigues Brandão, que abordou o tema “Educação e Participação: o desafio da construção democrática”. O secretário de Educação, José Renato Polli, e o vice-prefeito, Durval Orlato, prestigiaram o evento.

Todo início de ano letivo, procuramos trazer um estudioso de referência na área para estimular a equipe e compartilhar experiências que podem ser colocadas em prática no nosso dia a dia. Neste semestre, a questão da participação vai ser muito grande e o professor Brandão tem muito a contribuir nesse assunto”, comentou Polli.

O vice-prefeito Durval Orlato emendou: “Mais uma vez, a Educação oferta um momento oportuno para a troca de conhecimentos. Esses processos são muito gratificantes.”

LEIA TAMBÉM
Emeb volta a funcionar depois de 15 anos fechada
Educação inicia entrega de kits de material escolar
Cultura promove ‘Viagem Fantástica pelo Polytheama’
Educação apresenta texto-base das diretrizes curriculares da creche

Polli e Brandão: encontro debateu desafios da construção democrática

Polli e Brandão: encontro debateu desafios da construção democrática

O secretário de Educação aproveitou para adiantar que vai haver novidades neste ano. Entre elas, está a mudança de característica do Conselho Municipal de Educação. O órgão, que hoje é consultivo, passa a ser deliberativo. “Sabemos que a participação democrática não é um processo fácil, mas estamos felizes e dispostos para promover esse debate”, acrescentou.

Palestra
Carlos Rodrigues Brandão, que pela segunda vez participa de uma atividade com educadores em Jundiaí, ressaltou a forma como a escola pode ser administrada, com a participação de todos que compõem a unidade. “Por ser algo novo, vamos mostrar caminhos, possibilidades, dar exemplo de como o município pode sair na frente nesse sentido”, frisou.

Evento reuniu cerca de 600 educadores da rede municipal

Evento reuniu cerca de 600 educadores da rede municipal

O professor, além de possuir um extenso currículo, é reconhecido pelo seu trabalho na área de educação popular. Brandão é licenciado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974); doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia (Itália) e na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Atualmente, Carlos Brandão é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp e professor colaborador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Brandão trabalha com antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação. Já trabalhou em outras diversas universidades brasileiras e no exterior e publicou mais de 80 livros, entre eles “O que é método Paulo Freire” e “Paulo Freire: o menino que lia o mundo”. É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia e professor emérito pela Unicamp.

Roberta de Sá
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/23/encontro-pedagogico-reune-educadores-da-rede-municipal-no-polytheama/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original