Botânicos se unem em Jundiaí para compartilhar conhecimento

Publicada em 25/02/2016 às 14:50

Compartilhar conhecimento e proporcionar a integração entre todas as unidades. Esse foi o objetivo do encontro dos Jardins Botânicos Paulistas nesta quinta-feira (25) na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

Representantes de Botânicos de São Paulo, Campinas, Santos (Botânico e Orquidário), Sorocaba, Itatiba, Paulínia, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, e outros, marcaram presença. O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, abriu o evento e falou da importância dessa relação. “A ideia é criar um programa de trabalho e promover uma parceria. É essencial essa proximidade, troca de experiências e informações. Nossa ideia é trabalhar em conjunto e de forma integrada, para multiplicar conhecimento e pesquisas.”

LEIA TAMBÉM
Lixo como oportunidade de negócio é tema de palestra
Ecoponto no Morada recebe 40 toneladas de resíduos por mês
Mulheres do São Camilo participam de projeto de geração de renda

Secretário Aguinaldo Leite falou da importância da parceria

Secretário Aguinaldo Leite falou da importância da parceria

Segundo o diretor do Jardim Botânico de Jundiaí, Renato Steck, o foco dessa parceria é a conservação de espécies ameaçadas de extinção, compartilhamento de trabalhos científicos, criação de um sistema unificado de coleta e armazenamento de sementes e desenvolvimento de um banco de germoplasma e sementes. “A proposta é unir forças para facilitar o trabalho de todos. Dessa forma, melhoramos a conservação de todos os botânicos.”

Atualmente, o Botânico de Jundiaí tem a classificação B. No Brasil, há 85 Jardins Botânicos. Cinco estão na categoria A; seis na categoria B; dez na categoria C, quatro na C provisório; 12 sem enquadramento, mas com processo em andamento; 22 sem processo; 26 fora da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

O presidente da Rede, João Neves, compareceu ao encontro e falou sobre a relevância da parceria. “É importante diversificar as atividades dos Botânicos para cumprir a tarefa de manter coleções científicas de qualidade. Essa é a região na qual se concentra a maior parte dos Botânicos do Brasil.”

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/25/botanicos-se-unem-em-jundiai-para-compartilhar-conhecimento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original