Jundiaí vai ganhar escritório da Junta Comercial

Publicada em 25/02/2016 às 16:14

Jundiaí acaba de conquistar mais uma vitória – inédita – em toda a história do município. Por meio de uma articulação entre o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Junta Comercial do Estado de São Paulo e com total adesão do prefeito Pedro Bigardi, foi concedida à cidade o benefício do primeiro escritório da Junta em Jundiaí. A data da inauguração está sendo acertada com o Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM
PAT de Jundiaí abre inscrições para Programa Aprendiz da Mahle
Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação elege diretoria de 2016

Maltoni já prevê 20 atentendes no início das atividades

Maltoni já prevê 20 atentendes no início das atividades

Conhecido como o “Poupatempo dos empreendedores”, o futuro escritório vai abrir, fechar e fazer alterações em empresas de qualquer ramo de atividade em até 24 horas. E mais: para quem abrir uma empresa, além do CNPJ, o interessado já sai com o número da Inscrição Estadual.

Atualmente, o mesmo procedimento é recebido e encaminhado aos escritórios da Junta em Campinas ou São Paulo pelo mesmo Sincomércio, que atua como um posto de acolhimento e acompanhamento das demandas locais.

“A instalação do escritório da Junta Comercial é um grande avanço para Jundiaí. Vai proporcionar agilidade na condução de documentos que antes dependiam de São Paulo e Campinas”, disse o prefeito Pedro Bigardi.

Uma das exigências do órgão estadual era que a Prefeitura cedesse quatro funcionários de carreira para composição do atendimento no escritório, obrigatoriamente com formação bacharelada em direito, economia, contabilidade e administração – o que foi prontamente atendido pela administração. Atualmente, os profissionais cedidos passam por extenso curso de formação com duração de 45 dias, em São Paulo.

Cereser: "O fim da dependência de outras cidades"

Cereser: “O fim da dependência de outras cidades”

“O Sincomércio vai disponibilizar um espaço de 300 metros quadrados no primeiro andar da nossa sede. A expectativa é contarmos com os quatro funcionários da Prefeitura, outros dez do Sindicato, e com previsão de atingirmos 20 atendentes em pouco tempo”, adianta o presidente da instituição, Edson Maltoni, que prevê um atendimento a questões de toda região.

“Uma Junta Comercial na cidade facilita, e muito, a instalação, fechamento e alteração de empresas no que compete ao documental. É uma independência inédita das cidades de São Paulo, Campinas e Indaiatuba, e ratifica a importância econômica de Jundiaí em todo Estado. Como contrapartida, a Prefeitura cede técnicos gabaritados e de experiência comprovada, apostando na relevância da empreitada”, crava o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser.

“O pedido para abertura do escritório teve início há dois anos, e, naquele momento, eles não estavam concedendo abertura em nenhuma cidade porque julgavam suficiente o número dessas repartições pelo Estado. Ocorre que, entre outubro e setembro de 2015, sentimos um aumento significativo da demanda no Sincomércio, o que balizou um levantamento que endossou novo pedido, feito em fins de setembro”, lembra Maltoni.

Thiago Secco
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/25/jundiai-vai-ganhar-escritorio-da-junta-comercial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original