Rentabilidade do Iprejun fecha 2015 acima da média nacional

Publicada em 25/02/2016 às 12:00

A rentabilidade dos investimentos praticados em 2015 pelo Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) foi de 11,66%, um dos maiores índices de ganho para fundos de pensão em todo País. O bom desempenho foi conquistado apesar do cenário que se desenhou durante o ano – desafiador para pessoas, empresas e órgãos públicos. A instabilidade econômica e política, provocadas por fatores diversos, mexeram e mexem com todo o mercado financeiro, o que traz resultados aquém do esperado.

Para Eudis, "instituto está sólido para arcar com as aposentadorias e pensões"

Para Eudis, “instituto está sólido para arcar com as aposentadorias e pensões”

O reflexo desse panorama, aponta o diretor-presidente do Iprejun, Eudis Urbano dos Santos, vem dos resultados apresentados pela consultoria de inteligência financeira Risk Office, que aponta a média de rentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS) em 10,42% no ano passado.

“Já conforme estudo da Abrapp (associação que reúne os Fundos de Pensão no país), a média de rendimento dos Fundos de Pensão no mesmo período foi ainda menor, freando em 7,5%. A inflação medida no período pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 10,67%”, constata Eudis.

A meta atuarial, recomendada como objetivo de rendimentos aos fundos de pensão pelo Ministério da Previdência, é o IPCA acrescido de uma taxa de juros de 6%. Nesse sentido, todas as médias de rentabilidade ficaram abaixo do preconizado pelo Governo Federal.

Para se ter uma ideia, atualmente, no Brasil, existem aproximadamente 2,2 mil institutos de previdência municipal.

Mais Índices
O principal índice da Renda Fixa (IMA-B) encerrou 2015 com 8,88% de rentabilidade. A poupança somente 7,29 %. O Índice Bovespa, referência dos investimentos em Renda Variável, fechou negativo em sonoros 13,31%.

Rentabilidade do Iprejun fecha 2015 acima da média nacional

Rentabilidade do Iprejun fecha 2015 acima da média nacional

Importante ainda destacar que, entre 01/01/2013 e 19/02/2016, o patrimônio do Iprejun aumentou aproximadamente 40,5%, chegando atualmente à casa de R$1,12 bi, o que deixa o instituto ainda mais sólido para arcar com as aposentadorias e pensões atuais e futuras“, garante Eudis.

O órgão ainda possui quatro profissionais certificados pela Associação Brasileira de Mercado de Capitais (Anbima), sendo que o Gestor de Recursos do Instituto possui o Certificado de Especialista em Investimento – CEA Anbima, um dos únicos a obter essa certificação em todo país. Mais: nos anos 2013, 2014 e 2015, a equipe de investimentos do Iprejun foi eleita entre as três melhores do país pela revista especializada Investidor Institucional, sendo que em 2013 ficou em primeiro lugar.

Todos os dados financeiros e de investimentos podem ser acessadas no site do IPREJUN.

Thiago Secco
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/25/rentabilidade-do-iprejun-fecha-2015-acima-da-media-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original