Jundiaí participa do lançamento da Frente Parlamentar do Idoso
Publicada em 26/02/2016 às 17:57A Prefeitura participou esta semana do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, iniciativa da deputada estadual Beth Sahão. A titular da Coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, representou a cidade na cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, nessa quarta-feira (24). O evento contou com a presença da coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Correa Hoffmann.
Com o tema “Desafios para a construção do protagonismo do idoso na sociedade contemporânea”, a Frente Parlamentar tem por objetivo dar visibilidade ao idoso e fazer o tema da velhice avançar na sociedade, ampliando a discussão sobre o tema e integrando o idoso no debate.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia encontro regional de agentes de saúde
Estudantes e Diretoria de Saúde trocam experiências
Prestação de Contas chega à Vila Marlene neste sábado (27)
Deficientes visuais visitam exposição ‘Avessos’ na Pinacoteca
Também prestigiaram o lançamento representantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa dos municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí, entre eles Milton Calzavara, do Comdipi.
Segundo Cláudia, as estatísticas mostram o crescimento populacional desta faixa etária em todo o mundo. E, apesar de o Brasil estar bem representado por leis modernas, que indicam as atribuições de cada área (saúde, assistência social, etc), nenhuma diz o que as áreas que envolvem o idoso devem fazer juntas.
“As leis nós temos, mas o Estatuto do Idoso precisa ser aplicado”, frisou Cláudia. “Todos concordam sobre a necessidade de um envelhecimento ativo e saudável, de bem-estar físico, mental e social, de participar em atividades sociais, econômicas, culturais, espirituais e cívicas, e de contar com a proteção, segurança e atenção, com o objetivo de ampliar a esperança de vida saudável e a qualidade de vida de todos os indivíduos na velhice.”
A cada ano a expectativa de vida aumenta no Brasil. Em 2025 a estimativa é de que haja 32 milhões de pessoas acima de 60 anos no País. Estes dados tornam mais necessárias iniciativas capazes de promover a inclusão do idoso e, sobretudo, seu bem-estar.
De acordo com Maria Cristina, outra meta da Frente é aproximar governo e sociedade. “O processo de envelhecimento no Brasil tem sido muito rápido. Todas as expectativas do IBGE foram ultrapassadas. Hoje, 13,7% da população brasileira têm mais de 60 anos, o que equivale a 27 milhões de pessoas. Este processo traz o envelhecimento para a pauta das políticas públicas e provoca a reflexão sobre tudo o que envolve o envelhecimento”, disse a representante do Governo Federal.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original