Hospital Universitário inicia coleta para pesquisa do zika vírus
Publicada em 01/03/2016 às 14:41O Hospital Universitário, ligado à Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), iniciou, nesta terça-feira (1), as coletas de amostras das gestantes, que serão encaminhadas ao Laboratório de Biologia Molecular da FMJ com objetivo de identificar e detalhar o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. O projeto foi idealizado pelo médico, virologista e professor da faculdade, Saulo Duarte Passos.
O projeto “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil” foi subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As gestantes serão divididas em três grupos: Grupo I (gestantes de alto risco, sem sintomatologia); Grupo II (gestantes com exantema e febre) e Grupo III (abortamento).
“Sabe-se muito pouco sobre o zika e nós vamos contribuir de forma direta”, destaca o professor Saulo. Segundo ele, o objetivo do estudo é determinar a frequência da infecção causada pelo vírus em gestantes e recém-nascidos, bem como identificar associação entre o zika e as malformações do sistema nervoso.
LEIA TAMBÉM
Médicos do São Vicente fazem show beneficente
Professor da FMJ integra equipe de pesquisadores da USP
Obras de saúde, educação e mobilidade avançam na região Sul
Saúde faz capacitação de dança circular para profissionais da rede
Lembrando que os sintomas do zika são parecidos com um quadro viral: febre baixa, mal-estar, vermelhidão no corpo, conjuntivite, diarreia e vômito. Para se prevenir é necessário usar repelente sempre e acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Assessoria de Imprensa FMJ
Foto: Divulgação
-
22/08/2025
Mutirão de Saúde no Parque da Cidade: FMJ leva atendimento gratuito à população neste sábado (23)
-
20/08/2025
Após parceria, mulheres têm acesso ao tratamento cirúrgico de mastectomia com reconstrução mamária
-
17/08/2025
Com apoio da Prefeitura, Startup Weekend Health retorna a Jundiaí para impulsionar inovação na Saúde
-
09/08/2025
‘Consultório na Rua’ oferece cuidado humanizado à população em situação de vulnerabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original