Jundiaí vai sediar 63º Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
Publicada em 01/03/2016 às 14:30Jundiaí foi escolhida para sediar o 63º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), com abertura às 8h, no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O prefeito Pedro Bigardi vai participar no auditório do Paço Municipal, às 15h, da abertura dos trabalhos da tarde.
O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, vice-presidente de Trânsito do Fórum, explica que nos fóruns são discutidas políticas públicas para melhoria da mobilidade urbana em municípios do Estado de São Paulo, e Jundiaí foi eleita também pela implantação do projeto do BRT (trânsito rápido por ônibus). “Jundiaí é exemplo por ser a primeira cidade média do Estado de São Paulo a implantar o BRT. Os outros assuntos tratados foram escolhidos por meio de reuniões.”
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Serão abordados também temas como acidentes de trânsito, Década de Segurança Viária, Programa da Política Nacional de Trânsito, convivência entre pedestres e veículos e utilização dos recursos de multas.
O Fórum Paulista é promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), por meio do Fórum Paulista, em que participam secretários e dirigentes de transportes de vários municípios paulistas, com objetivo de apresentar as experiências positivas adotadas nas cidades. Jundiaí já sediou o Fórum em 2012.
O BRT
O traçado de 4,25 quilômetros ligará o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, na Praça Rui Barbosa. A obra prevê a construção de estações (de embarque/desembarque) e ampliação e reforma dos terminais Colônia e Vila Arens. Entre as estações estão: Tamoio, Pacaembu, Américo Bruno, Vila Arens, Argos e Parque Guapeva.
O projeto prevê também a construção de uma ciclovia (3,5 quilômetros), que vai acompanhar o corredor exclusivo para os ônibus até o viaduto Sperandio Pelliciari, que liga a Vila Arens à Ponte São João, e depois seguirá em direção ao Terminal Vila Arens.
“O BRT junta a capacidade, velocidade e qualidade do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade do sistema convencional”, destaca o secretário. “O novo sistema proporcionará uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade, tanto em qualidade do serviço, quanto em infraestrutura, conforto, segurança, agilidade e acessibilidade”, completa Folgozi.
Para a construção do BRT em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
Luiza Ronchi
Foto: Divulgação
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