Saúde elabora cartilha de orientação para acesso aos medicamentos

Publicada em 08/03/2016 às 14:22

A Secretaria de Saúde atualizou as relações de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pelas três esferas de governo (municipal, estadual e federal), e reuniu todas as informações em uma cartilha que está disponível para consulta no site da Prefeitura. O objetivo é facilitar o acesso da população e dos médicos às informações sobre os componentes disponíveis gratuitamente na rede pública.

O documento, elaborado pela farmacêutica Débora Paula Leite Galvão, também fornece orientações sobre os diversos programas de assistência farmacêutica, como o Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e as Farmácias de Alto Custo e Popular.

Os medicamentos da Remume, por exemplo, são distribuídos nas unidades básicas de saúde e na Farmácia Central, no caso dos psicotrópicos. Para ter acesso, o munícipe precisa ter o cartão SUS e apresentar a receita médica preenchida corretamente.

LEIA TAMBÉM
Educação abre, na quinta-feira (10), inscrição para creche
Programa recolhe embalagens de agrotóxicos na terça (22)

Farmácia Central e de psicotrópicos funcionam na Unidade Marechal

Farmácia Central e de psicotrópicos funcionam na Unidade Marechal

Já as medicações de alto custo fazem parte do Programa de Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e são fornecidas pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7). O município é responsável por protocolar a solicitação do usuário e dispensar o medicamento, que é fornecido pelo Estado. De acordo com a cartilha, o tempo de espera para resposta da DRS-7 é de 20 a 30 dias úteis e chaga a 40 dias para medicação de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Ao todo, a lista de medicamentos inclui mais de 600 substâncias, com descrição do componente, inclusive as dosagens disponíveis na rede, e grupo farmacológico. Com isso, os médicos, inclusive da rede privada, têm uma referência da forma como o componente deve ser descrito na receita.

O documento inclui também uma relação com endereço e telefone de todas os equipamentos de saúde da rede municipal e das farmácias e drogarias credenciadas no programa “Aqui Tem Farmácia Popular” no município de Jundiaí.

A elaboração da cartilha contou ainda com a colaboração das farmacêuticas Carolina de Lima Rossi, Luciana Teixeira Lencioni Lovate, Mariana Costa Amorim de Araújo, Rebeca Jorge Loyola Fernandes, Tamires Cristina Borgomani Pereira e Wanderlea de Souza Biagi.

Segundo Débora, a comissão de farmaco-terapêutica, formada por uma equipe multiprofissional da rede de saúde, trabalha agora na criação de protocolos clínicos. O objetivo é padronizar a prescrição de medicamentos e reduzir os gastos com mandados judiciais. Para se ter ideia, em 2015 a Secretaria de Saúde gastou R$ 16 milhões para atender 3 mil pessoas por meio de mandados judiciais. Já os gastos com medicamentos para a rede foram de R$ 8 milhões para atender toda a população.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/08/saude-elabora-cartilha-de-orientacao-para-acesso-aos-medicamentos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original