Agricultores reforçam ‘instrumentos rurais’ em Jundiaí

Publicada em 10/03/2016 às 15:24

Em sua segunda reunião ordinária em 2016, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu encontro na noite dessa quarta-feira (9), no bairro do Bom Jardim, com uma visão estratégica para o ano, com ênfase em uma nova visão do setor diante de toda a comunidade. Uma das bases é a frase de que todo mundo precisa de vez em quando de um médico, engenheiro ou advogado, por exemplo, mas do agricultor todos precisam pelo menos três vezes ao dia.

“O conselho traz uma cooperação de esforços entre diversos setores relacionados com a agricultura e o mundo rural”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi . O atual presidente do colegiado, o agricultor Roberto Losqui, afirma que as reuniões deste ano vão ser itinerantes para maior integração com os bairros rurais.

LEIA TAMBÉM
Romaria de Trator sai rumo a Aparecida do Norte
Coordenadorias orientam contratantes sobre deficiência
‘Jundiaí Feito à Mão’ vem em dose dupla nesta sexta-feira (11)

Todos os moradores precisam da produção de alimentos três vezes ao dia, lembram agricultores

Todos os moradores precisam da produção de alimentos três vezes ao dia, lembram agricultores

O calendário provisório apresentado no encontro mostra parte dos esforços coletivos em andamento. Nesta quinta (10), houve o evento da Embrapa sobre Indicação Geográfica, na Escola Técnica Benedito Storani. No sábado (19), em salão no bairro da Toca, está marcada a assinatura da subvenção do seguro agrícola aos produtores de Jundiaí, seguido de confraternização.

No domingo (20), está marcado o Congresso da Cidade, do Plano Diretor Participativo, a partir de 8h30, e, na terça-feira (22), o 3º Campo Limpo recolhe embalagens de agrotóxicos no Champirra. Também na terça (22), está marcado o plantio da árvore fundamental do programa interssetorial Nascentes de Jundiaí, na Roseira.

De 7 a 8 de abril vai haver um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio do Sindicato Rural, sobre bovinocultura de leite, que na cidade funciona em atividades paralelas às principais. Para os dias 12 a 15 de abril foi divulgada a Semana de Fitoterapia promovida pelo Centro de Assistência Técnica (CATI-Campinas). E, no dia 26 de abril, a caravana de Jundiaí para o evento Agrishow, em Ribeirão Preto, com apoio do Sebrae e inscrições na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Reuniões deste ano serão itinerantes nos bairros rurais

Reuniões deste ano serão itinerantes nos bairros rurais

A reunião envolveu também diversas intervenções sobre experiências de incentivo ao cooperativismo e até mesmo de articulação das cadeias produtivas entre os agricultores familiares, os pequenos comerciantes e a geração de valor agregado de derivados tradicionais como geleias e outros.

Outra novidade foi a presença de técnicos para o encaminhamento de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Prefeitura e o próprio Conselho de Desenvolvimento Rural para a busca do aprimoramento na precisão de dados sobre o setor.

Também foi lembrado o trabalho de apoio gratuito, feito pela Casa da Agricultura e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural para aqueles produtores que ainda não o fizeram no prazo que termina em maio. Outros temas federais também foram abordados, como a possibilidade de ampliar o trabalho da cidade como o Programa Nacional de Alimentação Escolar em tópicos relacionados com a agricultura familiar.

O conselho reúne agricultores de diversos bairros rurais e instituições, como a Associação Agrícola de Jundiaí, a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, o Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí, o Instituto Brasileiro de Frutas, a Câmara Estadual de Fruticultura, a Unifrutas e diversas associações de bairros. No caso da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, os contatos específicos do agronegócio são os telefones (11) 4589-8872 e 4589-8581 ou diretamente no 5º andar do Paço Municipal.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ e Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/10/agricultores-reforcam-instrumentos-rurais-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original