Educação de Jovens e Adultos discute proposta curricular

Publicada em 11/03/2016 às 17:10

Com o tema “Trabalho como princípio educativo”, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) fez, nesta sexta-feira (11), uma palestra que reuniu cerca de 100 educadores no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí. A atividade integra o projeto “Papo EJA.”

Iniciado em 2015, a iniciativa visa à construção da proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos do município. Para a discussão, além da equipe – gestores, coordenadores, professores, funcionários administrativos e operacionais, e cozinheiros – estão participando os alunos da escola e especialistas no tema.

LEIA TAMBÉM
Servidoras são homenageadas no Dia da Mulher
Educação abre, na quinta-feira (10), inscrição para creche
Cozinheiras assistem a palestra sobre empoderamento feminino

Carmen Sylvia Vidigal Moraes fala aos educadores

Carmen Sylvia Vidigal Moraes fala aos educadores

“É a primeira vez que isso ocorre na cidade. Envolvemos todos no diálogo, promovendo encontros com os educandos e as educandas e atividades de formação para o compartilhamento de conhecimentos. Em abril, vamos entregar a nova proposta curricular feita de forma democrática”, informou o diretor do CMEJA, José Ronaldo Pereira.

“Percebemos a Educação de Jovens e Adultos como algo importante e que precisa ter a sua característica pedagógica respeitada. Por isso, estamos promovendo esse processo para saber qual o currículo que queremos, qual o currículo em que acreditamos. A experiência está sendo muito rica”, emendou o assessor especial de educação da rede municipal de ensino, Marcel Ercolin Carvalho.

Palestra
A palestra foi ministrada pela doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, graduada em psicologia, mestre em Educação e atual professora associada da Universidade de São Paulo. Carmen, que tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho e atua principalmente com os temas educação, educação do trabalhador, história da educação, educação profissional e políticas públicas, destacou o conceito de trabalho, a relação da educação com o trabalho e as posições que há no País em relação à temática.

“Hoje é um desafio pedagógico trabalhar com o currículo integrado, ou seja, unir o currículo normal com a formação profissional. É preciso ter metodologia, mas há experiências importantes”, ressaltou, destacando o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja), um dos programas implantados em Jundiaí.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/11/educacao-de-jovens-e-adultos-discute-proposta-curricular-com-educadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original