Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Secretário da Semads lança livro sobre política habitacional

Publicada em 15/03/2016 às 14:02

O livro “Dilemas na Gestão Pública Habitacional: entre a gestão democrática e justa e a lógica financeira e privada, no contexto da cidade de Jundiaí-SP”, fruto do doutorado de Rodrigo Mendes Pereira, atual secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e que também exerceu o cargo de superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), vai ser lançado em Jundiaí nesta sexta-feira (18), às 19h, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Doutor Cavalcanti, 386, Complexo Argos). No evento, além da sessão de autógrafos, o autor irá realizar um bate-papo sobre sua obra.

A obra é resultado do doutoramento do atual secretário de Assistência e Desenvolvimento Social

A obra é resultado do doutoramento do atual secretário de Assistência e Desenvolvimento Social

Compreendendo a cidade como um campo de disputa de interesses diversos e contraditórios pelo e no espaço urbano, assim como evidenciando a desigualdade, a elevada concentração de renda e a vulnerabilidade social, urbana e habitacional em Jundiaí, o livro tem como objetivo avaliar e refletir, sob a ótica do arranjo federativo, sobre o distanciamento, divergências e conflitos – até mesmo uma sobreposição – entre o Programa Minha Casa Minha Vida a política habitacional, que repercute na implementação e gestão da política municipal de habitação. O foco desta análise foi compreender os dilemas, desafios e oportunidades da gestão habitacional, no contexto da cidade de Jundiaí.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

As análises da obra indicam alguns desafios e oportunidades para a implantação de uma política habitacional mais ampla, sob um modelo descentralizado, articulado com as políticas urbanas e sociais e direcionado para a gestão habitacional democrática, justa e includente, e que, como consequência, coloque o poder público municipal na posição de protagonista da política e dos programas habitacionais, inclusive do Programa Minha Casa Minha Vida, no espaço urbano cujo ordenamento lhe compete.

Rodrigo lança nesta sexta o livro "Dilemas da Gestão Pública Habitacional"

Rodrigo lança nesta sexta o livro “Dilemas da Gestão Pública Habitacional”

O autor é advogado, consultor e professor graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em serviço social e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista no MBA Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada com a FEA/USP, e possui extensões em Terceiro Setor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

Segundo a professora doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, Rosangela Paz, que orientou a pesquisa e prefaciou a obra, “Rodrigo não para, inquieto, curioso, atento, inconformado, ao mesmo tempo em que estuda precisa agir, concretizar e contribuir com a sociedade e com um projeto político de mudança e de superação das desigualdades sociais.”

O livro, que abrange serviço social, urbanismo, ciências sociais, gestão pública, direito e administração, também vai ser lançado na cidade de São Paulo, na quarta-feira (16), das 10h às 17h30, no Tucarena/PUC-SP, durante o Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito a Cidade.

“A leitura do livro “Dilemas da Gestão Pública Habitacional” é fundamental para conhecer a realidade do município e seus dilemas, mas, sobretudo, é um convite à reflexão sobre os caminhos que se abrem e as escolhas políticas necessárias”, conclui Rosangela Paz em seu prefácio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/15/secretario-da-semads-lanca-livro-sobre-politica-habitacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original