Idosos participam de oficina na Semana do Consumidor

Publicada em 16/03/2016 às 16:57

A tarde desta quarta-feira (16) proporcionou uma oficina interativa, promovida pelo Procon Jundiaí, para idosos. A atividade, realizada no Complexo Argos, faz parte da programação da Semana do Consumidor e contou com a participação de cerca de 60 idosos, que se envolveram em bate-papo para introdução das leis que defendem o consumidor, apresentação de material audiovisual e momento para perguntas e respostas.

Como proposta principal, a iniciativa permitiu a interação dos idosos ao universo das leis que regem o Código do Consumidor. “Este trabalho tem o intuito de informar, para que estes ativos participantes da sociedade não caiam futuramente em golpes e fiquem atentos na compra de produtos e contratação de serviços”, salientou o coordenador do Procon, Adilton Garcia.

LEIA TAMBÉM
Prefeito dá início à 4ª Semana do Consumidor em Jundiaí
Crianças prestigiam peça dentro da ‘Semana do Consumidor’

Coordenador do Procon, Adilson Garcia participou do evento

Coordenador do Procon, Adilson Garcia participou do evento

Para a representante da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, a oficina é um passo importante no trato da população idosa. “A violência financeira é um dos principais crimes que acometem esse público, que muitas vezes cedem às pressões da rede comercial”, pontuou.

Uma das palestrantes foi a representante da Fundação Estadual do Procon, Hilma dos Santos. “Estamos muito felizes com essa ação já praticada na capital. Viemos para complementar este trabalho, trazendo dicas para todos sobre os principais problemas na aquisição de produtos, publicidade abusiva, orientações sobre crédito consignado e outras explanações”, disse.

Idosos participaram de grupos para tirar dúvidas sobre direitos do consumidor

Idosos participaram de grupos para tirar dúvidas sobre direitos do consumidor

Após a introdução no auditório Elis Regina, a turma de senhores e senhoras se dividiu em três salas para as atividades em grupo. Um vídeo cômico e explicativo iniciou os trabalhos e, logo após, foram abertos os sorteios de perguntas para esclarecimento das mais variadas dúvidas, de prazos para devoluções de produtos até desistência de compras.

Dona Geraldina, por exemplo, quis saber se a filha poderia desistir de uma compra na internet. “Uma vez minha filha teve um problema porque comprou coisas no computador, eu disse para ela que não era bom comprar ali”, contou. Hilma dos Santos explicou que o prazo de desistência de compra na internet é de sete dias após a confirmação do pedido.

Mais
Ainda durante a Semana do Consumidor, nesta quinta-feira (17) está marcada palestra “Direitos e Deveres do Consumidor Bancário”, no anfiteatro da Unip, a partir das 19h30. A Unip fica na avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia.

Para fechar a agenda de eventos nesta sexta-feira (18), o Procon nos Bairros vai estar na praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). Para atendimento, o consumidor deve portar documentos pessoais e comprovante da contratação do serviço que não foi executado segundo o proposto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/16/idosos-participam-de-oficina-na-semana-do-consumidor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original