Mapas do Plano mostram nova visão de ruas e avenidas

Publicada em 16/03/2016 às 17:50
A rede de vias por função urbanística colocada no Plano Diretor

A rede de vias por função urbanística colocada no Plano Diretor

Entre os 15 mapas fundamentais do novo Plano Diretor Participativo, a mobilidade está presente com uma nova classificação das vias segundo suas funções na vida urbana e não apenas no trânsito de veículos como atualmente definido (Mapa 12 – Vias Segundo Funções Urbanísticas) e também na orientação para uma futura rede de integração de bicicletas a terminais e parques (Mapa 13 – Rede Cicloviária).

LEIA TAMBÉM
Plano diretor promove Congresso da Cidade
Hora do Planeta tem a participação de Jundiaí
Agricultores recebem apoio gratuito com CAR

Mapa 12 – Vias Segundo Funções Urbanísticas
As vias da cidade eram classificadas a partir do fluxo de carros como local, coletora e arterial, muitas vezes definindo todos os usos e construções possíveis e muitas vezes criando um resultado caótico. Na visão do novo Plano Diretor as funções são mais urbanísticas, de acordo com as características do bairro ou região da cidade e as vias passam a ser classificadas e com usos diferentes como via acesso ao lote, estrada parque, via de circulação, via de indução a pequenos usos, via de concentração de usos e vias estruturais como avenidas e marginais, além de vias de desenvolvimento regional (rodovias) e diretrizes viárias (futuras).

A orientação da rede cicloviária, orientada por terminais e parques

A orientação da rede cicloviária, orientada por terminais e parques

É a análise cruzada de vias e de zoneamentos orienta os usos e construções de maneira mais integrada nas tabelas do plano, anexas aos mapas.

CONFIRA O ANTEPROJETO DE LEI

Mapa 13 – Rede Cicloviária
O desenho da rede de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, de acordo com as condições de cada região da cidade, usou como referências os parques e os terminais de ônibus. A preocupação com a qualidade de vias locais dos bairros, por exemplo, dialoga com esse trabalho criando condições para rotas alternativas a essa modalidade de transporte no desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/16/mapas-do-plano-mostram-nova-visao-de-ruas-e-avenidas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original