Encontro sobre ‘Pontos de Cultura’ vai ser neste sábado (19)

Publicada em 17/03/2016 às 14:37
Célio Turino é idealizador do conceito de "Pontos de Cultura"

Célio Turino é idealizador do conceito de “Pontos de Cultura”

A Secretaria de Cultura promove neste sábado (19), a partir das 15h30, o evento “Encontro de Coletivos Sobre Pontos de Cultura”, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. O objetivo é debater ações de políticas públicas que visam ampliar o acesso aos mecanismos de cultura e o fomento das manifestações artísticas locais.

Como principal debatedor, a tarde vai contar com a participação de Célio Turino, historiador, escritor, gestor de políticas públicas e idealizador dos “Pontos de Cultura”. Célio é reconhecido por seu engajamento em lutas históricas, como o movimento estudantil no final da ditadura e nas “Diretas Já” e como fundador do primeiro sindicato de servidores públicos no Brasil.

Entre 2004 e 2010, Turino atuou no Ministério da Cultura e na criação do Programa Cultura Viva, que possibilitou a implementação de mais de 2,5 mil “Pontos de Culturas” espalhados em mais de mil municípios brasileiros.

LEIA TAMBÉM
Crianças prestigiam peça dentro da ‘Semana do Consumidor’
Cultura abre inscrições para seleção de projetos de ‘Oficinas Culturais’

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o encontro vai aproximar os coletivos artísticos da ferramenta e conceito de produção cultural “Pontos de Cultura”. “Nosso desejo é que estas organizações independentes, muitas vezes instaladas em uma casa, transformem-se em Pontos de Cultura e sejam reconhecidas como espaços de manifestação cultural“,ressaltou o secretário.

Evento vai contar com participação dos Coletivos Culturais da cidade

Evento vai contar com participação dos Coletivos Culturais da cidade

“Pontos de Cultura” é o conceito em que a cultura não é vista como um produto e sim como um processo, criado junto aos grupos – coletivos – de cultura, em uma conversação de iguais com o poder público.

O funcionamento do processo de construção de um “Ponto de Cultura” se dá de maneira orgânica e regional. A partir de uma casa ou grande centro cultural, se desencadeiam novos pontos para disseminar ações culturais, como salões de igrejas, a escola mais próxima, garagens particulares e outros espaços que possam ser vivenciados pela comunidade no fomento à cultura.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Quinze de Novembro, nº 240, Vila Arens. A entrada é aberta para toda a comunidade interessada no assunto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/17/encontro-sobre-pontos-de-cultura-vai-ser-neste-sabado-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original