Programa Campo Limpo recolhe 3,5 mil embalagens de agrotóxicos

Publicada em 23/03/2016 às 13:38

A iniciativa do Programa Campo Limpo, que recolhe embalagens de agrotóxicos e evita o deslocamento de produtores rurais para outras cidades, alcançou o patamar de 3,5 mil embalagens recolhidas no Champirra em sua primeira implementação nesse bairro de Jundiaí. Além dos benefícios aos produtores, o programa também é importante para o meio ambiente ao evitar o descarte irregular desse material. “Esses dois benefícios estão interligados”, afirma o secretário Marcos Brunholi, de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Mesmo sendo um programa aberto a todos os agricultores da cidade, cada edição costuma trazer aqueles que estão mais próximos do local. Na edição realizada na terça-feira (22) estiveram presentes produtores dos bairros Champirra, São José, Corrupira, Caxambu, Medeiros, Bom Jardim, Rio Acima, Distrito Industrial, Bom Jardim e Jundiaí-Mirim.

LEIA TAMBÉM
Cidade ganha Programa ‘Nascentes Jundiaí’
Prefeitura entrega subsídios a produtores rurais
Jundiaí une esforços pela preservação de nascentes

 Recolhimento das embalagens reduz impactos a produtores e meio ambiente

Recolhimento das embalagens reduz impactos a produtores e meio ambiente

De acordo com a análise do setor de agronegócio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, as características do próprio bairro rural onde ocorreu a ação é que ao lado do potencial agrícola podem ser observadas áreas agrícolas mais extensas dentro da tradição familiar de cultivo de frutas que ocorre no município. “O número de recolhimento individual foi maior, assim como o benefício a cada um”, destaca o engenheiro agrônomo Felipe de Oliveira Magro sobre os impactos positivos da realização no local.

Organizado pela Prefeitura de Jundiaí, o evento é uma parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) e a Associação Agrícola de Jundiaí.

A edição do programa no Champirra contou ainda com outra ação conjunta que é o programa Saúde no Campo, envolvendo além da equipe do setor outras equipes da Secretaria de Saúde (Cerest e UBS Rio Acima) em um trabalho de conscientização e apoio aos agricultores.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/23/programa-recolhe-35-mil-embalagens-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original