Prefeito recebe visita de atletas do Peama que vão para Noruega

Publicada em 30/03/2016 às 15:36

O prefeito Pedro Bigardi recebeu, nesta terça-feira (29), a visita de dois atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) que vão participar do Festival Riderweek, em Beitostolen, na Noruega, de 2 a 10 de abril. Everaldo de Souza Aranda e Thomas Ruan de Moraes vão competir em provas de Ski Cross Country, uma modalidade de ski com rodinhas.

Essa viagem com certeza vai ser inesquecível para vocês e para nós jundiaienses. O Peama é tão incrível que, se pedir com jeitinho, faz até nevar aqui”, brincou o prefeito. “Brincadeiras à parte é muito emocionante ver que nossos atletas estão alçando voos mais altos, com certeza já são vitoriosos”, concluiu Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Esportes faz visita e agradece escolas parceiras
Peama fatura 15 medalhas em Regional do Paralímpico Brasileiro

 Em visita descontraída, o prefeito Pedro Bigardi desejou boa viagem aos atletas

Em visita descontraída, o prefeito Pedro Bigardi desejou boa viagem aos atletas

A diretora do programa, Denise Neves, falou sobre o objetivo de mudar hábitos e das ações desencadeadas a partir do trabalho dos professores e altetas. “Oferecemos o acesso ao esporte como forma de interação, inclusão, independência. Essas são as nossas diretrizes, mas a força de vontade despertada é tão grande que nos deparamos com situações assim, alunos que se tornam de fato atletas e levam a sério os treinamentos chegando longe. É muito bacana observar e fazer parte dessas conquistas”, disse Denise.

O esporte foi apresentado ao Peama em novembro do ano passado, quando a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), organizou um workshop da modalidade no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, com objetivo de difundir e fomentar a prática desse esporte no País.

Thomas e Everaldo vão representar Jundiaí e o Brasil na Noruega

Thomas e Everaldo vão representar Jundiaí e o Brasil na Noruega

Na ocasião, o treinador de ski cross country da CBDN, Leandro Ribela, falou sobre a intenção de descobrir talentos e levá-los a novas experiências. “Quem gostar (da apresentação da modalidade) e quiser se aprofundar na prática, pode se inscrever no projeto da Confederação, a partir daí escolheremos dez atletas para treinar com a gente, os seis que se destacarem vamos levar para conhecer a neve, no parque Snowland em Gramado (RS). O que aprendemos no asfalto é facilmente adaptado para neve, e isso é um ponto importante no processo. O próximo passo será o festival de esportes na neve adaptados na Noruega”, disse o treinador.

Essas etapas foram de fato cumpridas e agora os atletas fazem parte da equipe de esportes adaptados da CBDN. “Nós começamos a treinar duas vezes por semana no Parque da Cidade e, no começo de março, fomos para Gramado, onde treinamos na neve artificial. Mesmo assim ainda estamos ansiosos para saber como vai ser encarar a neve de verdade, lidar com o vento e com outros fatores naturais que não estamos acostumados aqui no Brasil”, disse Thomas, que tem apenas 14 anos, sobre sua primeira competição internacional.

Também ansioso estava Everaldo, ou Alemão, como é chamado pelos colegas. “Já até estou preparando as malas. Tive algumas dificuldades no começo para me adaptar com o carrinho, mas estou confiante. Agora já estou melhor, melhorei os tempos e vou dar o meu melhor”, concluiu.

Estiveram também na reunião o coordenador dos Diretos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes, que relembrou sua estadia no Peama, logo no início do projeto, e o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes. A mãe e o tio de Thomas também acompanharam a visita ao prefeito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/30/prefeito-recebe-visita-de-atletas-do-peama-que-vao-para-noruega/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original