Ponte Torta é premiada entre melhores do mundo na Itália

Publicada em 07/04/2016 às 16:10

A 5ª Edição do Prêmio Internacional Domus de Restauro e Conservação, nessa quarta-feira (6) na Universidade de Ferrara, na Itália, reconheceu o projeto “Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta” como uma das melhores iniciativas mundiais no âmbito do patrimônio histórico.

Com iniciativa da Prefeitura e implementação pelo Estúdio Sarasá, o trabalho envolveu tanto ações físicas nas ruínas da ponte quanto a mobilização da comunidade para o reconhecimento do local como monumento da memória coletiva.

A recuperação da Ponte Torta não ocorreu apenas pelo fato de ela ser um monumento com papel histórico e paisagístico. Essa revitalização significa a preservação de valores e da relação que todos os jundiaienses nativos ou radicados possuem com a cidade”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
‘Samba na Ponte Torta’ é atração no sábado (23)
Jundiaí fica entre os ‘top 15’ do Município Verde e Azul
Cultura inicia novo programa ‘Feira Entorta’ neste domingo (10)
Plano Diretor é detalhado em congresso a comissões da Câmara

O prefeito Pedro Bigardi e a secretária Daniela da Camara na entrega do projeto, em 2015

O prefeito Pedro Bigardi e a secretária Daniela da Camara na entrega do projeto, em 2015

O envolvimento dos técnicos e dos moradores no processo acabou colocando a ponte de 50 mil tijolos, construída entre 1886 e 1888, como um marco do início da industrialização de Jundiaí.

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, esse entendimento foi ampliado com as memórias pessoais e familiares da comunidade.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE DEPOIMENTOS

“O conceito de zeladoria trouxe espaço para o lado mais afetivo, inclusive com a circulação da carreta do projeto por diversos bairros, mostrando de forma participativa que essa relação com a ponte existia em toda a cidade”, diz.

Além do monumento, o projeto acabou criando também um pequeno mirante no início da Esplanada do Monte Castelo e uma praça ao lado da Ponte Torta que homenageia o ativista cultural Erazê Martinho. A entrega do conjunto, emoldurado por grafites no entorno como na palavra “veracidade”, aconteceu como ponto alto do 360º aniversário de Jundiaí em dezembro.

O restaurador Toninho Sarasá no Salão do Restauro, na Itália: zeladoria como método participativo

O restaurador Toninho Sarasá no Salão do Restauro, na Itália: zeladoria como método participativo

Veja as apresentações em italiano e em inglês:

Manutenzione del Ponte Torta: recupero, conservazione e trasposizione

L’intervento nell’area del “Ponte Torta”, si configura come una grande dimostrazione di modalità alternativa per la tutela del patrimonio. Il corretto processo conservativo ha coinvolto fin dalla nascita la popolazione locale in diverse attività di sensibilizzazione verso il bene culturale. Il progetto è inoltre un importante esempio per la formazione di una manodopera specializzata per lavorare in contesti simili.

Janitorial of the Torta Bridge: rescue, conservation and transposition

The project in the “Ponte Torta” area demonstrates an alternative way of protecting the heritage. From the beginning, the correct conservative process involved the local population in various activities aimed at heightening awareness of the cultural asset. The project is also an important example of the training of a specialised workforce to operate in similar contexts.

Celebração
Representando o projeto no evento, o restaurador Toninho Sarasá defendeu o conceito de zeladoria aplicado no projeto de Jundiaí. “Viva a Ponte Torta, viva nós que acreditamos no amor ao patrimônio e viva o amor das pessoas de Jundiaí”, afirma.

O projeto foi um dos destaques escolhidos entre 84 projetos inscritos de várias partes do mundo.

Também foram premiados os restauros de Prédios Tradicionais de Madeira e Vidro em Koya (Tokushima, Japão), da Igreja da Fraternidade da Misericórdia (Turim, Itália), das Salas da Fortaleza de Hohensalzburg (Salisburgo, Áustria), da Ex-Portaria Central da Vila Sanatorial (Sondalo, Itália), do Teatro Thalia (Lisboa, Portugal), do Castelo de Doria (Dolceacqua, Itália), Ecoresort Casa Yun (Guilin, China), do prédio do Instituto de Arquitetos do Brasil (São Paulo), da Torre Sudeste do Complexo Quattro Coronati (Roma, Itália), da Abadia de São Clemente, depois do terremoto (Pescara, Itália), do Campanário da Catedral (Parma, Itália) e do Museu e Capela do Bispo (Ravena, Itália).

Os projetos vão ser também tema da revista Paesaggio Urbano, que circula no Salão do Restauro. De acordo com a colaboradora da publicação, Mariana Rolim, “é muito bom encontrar um projeto brasileiro de patrimônio sendo reconhecido na Itália”.

Além de Toninho Sarasá, atuaram diretamente na equipe do projeto as técnicas Flávia Sutelo e Magda Rosa entre outros colaboradores, como Wagner Ramos, além dos responsáveis legais Marcelo Ramos Sarasá Martin e Graziella Giogi Martin Gomes.

Pela Prefeitura, além dos técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, colaboraram técnicos das Secretarias de Cultura, Educação, Serviços Públicos, Agricultura, Abastecimento e Turismo, e da DAE.

Tudo isso, claro além de moradores apaixonados pela Ponte Torta e especialistas da comunidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/07/ponte-torta-e-premiada-entre-melhores-do-mundo-na-italia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original