Emoção marca entrega da revitalização da Ponte Torta

Publicada em 13/12/2015 às 22:05

Emoção não faltou na entrega da revitalização da Ponte Torta na noite deste domingo (13). A população lotou a recém-denominada Praça Erazê Martinho para acompanhar a festa, que marcou o aniversário de 360 anos de Jundiaí. O prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, e da filha Patrícia Bigardi, não escondeu a felicidade ao falar do trabalho de conservação e zeladoria.

A recuperação da Ponte Torta não aconteceu apenas pelo fato de ela ser um monumento, que tem seu papel histórico e paisagístico. Essa revitalização significa a relação do jundiaiense com o município, com a história, com o presente e futuro. É a preservação de valores e da relação que todos nós temos com a cidade”, comentou o chefe do Executivo, que cresceu na região do Vianelo.

CONFIRA AS FOTOS

Pedro lembrou que, neste aniversário, Jundiaí ganhou diversas obras que já foram entregues, como a ponte que liga o Jardim Tulipas ao Novo Horizonte, o Parque do Engordadouro, a Cidade Administrativa, entre outras. Na próxima semana, as celebrações continuam com a entrega do Bosque do Morada das Vinhas. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. A cidade precisa dessas obras tanto quanto necessita ser humanizada. Estamos avançando.”

Prefeito falou da relevância da revitalização e do cuidado com os patrimônios

Prefeito falou da relevância da revitalização e do cuidado com os patrimônios

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara, mostrou um vídeo com imagens de todo o processo da conservação e zeladoria e falou sobre o empenho das diversas secretarias e servidores da administração.

Trabalhamos conceitos simples, mas raros. O coletivo, a memória, o que nos une e o que faz a vida valer a pena. A Ponte é uma sobrevivente de tantas lutas para a sua demolição.”

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é homenageada pela Orquestra Municipal
Prefeito e primeira-dama prestigiam Corrida Jundiaí360

O vereador Gerson Sartori representou a Câmara Municipal. “A cidade precisa ter sua história preservada e essa preocupação com as pessoas. E é isso que a administração tem feito. A Ponte Torta é um espaço para todos e merece todo esse trabalho.” Também marcaram presença Marilena Negro, José Dias, Rafael Purgato, Paulo Malerba e José Adair.

Responsável pelo projeto de conservação e zeladoria, o arquiteto Toninho Sarasá falou da entrega. “Com muita alegria estamos aqui hoje. O trabalho que fizemos foi soprar o coração de todos vocês para o resgate do símbolo da Ponte de uma maneira sutil, porém muito forte. Espero que todos cuidem com zelo, amor e dedicação. Tudo deu tão certo porque envolvemos a sociedade em todo o processo”, disse.

O filho de Erazê Martinho, Cassio Martinho falou da homenagem feita ao pai. “Moramos por muitos anos na região. Cresci aqui. É impossível não lembrar meu pai em cada espaço. Esse homem foi e é minha referência de caráter e a razão da minha existência”, destacou ele, agradecendo a homenagem a Erazê, que viveu de 1933 a 2006.

Entrega da Ponte Torta foi marcada por lembranças e emoção

Entrega da Ponte Torta foi marcada por lembranças e emoção

História
Nos olhos de cada cidadão presente no evento, foi possível notar o amor pela Ponte e por Jundiaí. “Eu atravessava a ponte para ir ao Gandra quando criança. É uma lembrança de vida, da infância. Esse lugar é muito importante para nós”, comentou a moradora da região, Solange Fessaldi Alexandre, uma das criadoras do carnavalesco Bloco da Ponte Torta, que celebra no próximo Carnaval quatro anos de história.

Também membro do Bloco, José Dorival Alexandre, o Dori, falou da alegria por conta da restauração. “É a preservação da cultura e da história da cidade”, disse.

Já o ex-vereador Antônio Galdino fez questão de comparecer e não escondeu a emoção. “Sempre passei por aqui. Quando vereador eu falava da importância dessa Ponte. É um monumento histórico que merece ser lembrado.”

Presenças
O evento contou com a presença do vice-prefeito Durval Orlato e de diversas autoridades. Entre eles André Barros Leite, secretário de Comunicação Social; Wilson Folgozi, Transportes; José Roberto Aprillanti Junior, de Obras; José Carlos Pires, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); José Renato Polli, da Educação; Marcos Brunholi, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo; Waldemar Foelkel, superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas); Thiago Godinho, superintendente da TVE; Tércio Marinho, secretário de Cultura; Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos; Liráucio Tarini, de Relações Institucionais; Marcelo Lo Mônaco, da Escola de Governo; José Roberto Ferraz, comandante da Guarda Municipal; Alan Piccolo, chefe de gabinete; Edson Aparecido da Rocha, de Negócios Jurídicos; Pedro Galindo, de Finanças; Marilza Campos, da Coordenadoria da Mulher; Reinaldo Fernandes, da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Cristiano Lopes, do Esporte; Vanderlei Victorino, assessor para assuntos de Coordenadorias; Valéria Fonseca, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Jamil Yatim, diretor-presidente da DAE; Messias Siqueira Mendes Barbosa, tenente-coronel do 12º GAC.

Além disso, a festa contou com a presença de diversas atrações culturais e das cortes da Uva e do Carnaval 2016.

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/13/emocao-marca-entrega-da-revitalizacao-da-ponte-torta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original