Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Equipes das escolas participam da construção da proposta curricular

Publicada em 11/04/2016 às 16:05

As equipes das escolas de Educação Infantil 2 da rede municipal de ensino deram mais um passo, nesta segunda-feira (11), para a conclusão da proposta curricular do segmento. O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de quatro e cinco anos. Esta é a primeira vez em Jundiaí que a proposta curricular é construída de forma coletiva.

“Iniciamos esse processo em 2015, com a participação dos profissionais em seis palestras e, posteriormente, reflexão das temáticas nas unidades escolares. A partir da reflexão, um representante de cada Emeb trazia as considerações da equipe, que foram utilizadas para a escrita, pela comissão curricular. Esse texto foi enviado para as escolas e, nesta segunda-feira (11), os educadores estão analisando e incluindo suas considerações”, informa a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa.

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta é premiada entre melhores do mundo na Itália
Secretaria de Educação lança regras da 12ª Olimpíada de Redação
Alunos do CMEJA se emocionam ao receber kit de material escolar

Professores participam ativamente da proposta curricular

Professores participam ativamente da proposta curricular

Entre os eixos tratados no documento estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.

Diferencial
A Emeb Professora Maria Lúcia Massarente Klinke é uma das escolas em que a equipe se “debruçou no texto”. Segundo a diretora da escola, Luciana Cristina da Silva, a oportunidade de participar da construção da proposta é um grande diferencial da gestão. “Até então, todos os modelos chegaram prontos para rede. Desta vez, os professores estão atuando desde o início. Isso faz com que o currículo fique mais próximo do que a gente faz, do que se acredita e do que temos que percorrer para atingir a educação de qualidade. Com os nossos saberes incorporados, o currículo vai ter a identidade do município”, comentou.

A professora Ivani Ribeiro de Paula, há cinco anos na rede, também destacou a importância do processo participativo. “Tudo isso tem sido muito importante. Nós que somos coadjuvantes estamos podendo dar opinião e tecer juntos as práticas que vão dar sentido para as propostas.”

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Educação faz uma plenária com os representantes de todas as escolas. No evento, vai ser apresentado o material enviado pelas equipes. A previsão é concluir neste semestre.

Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/11/equipes-das-escolas-participam-da-construcao-da-proposta-curricular/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original