Praça reformada valoriza tradicional feira livre do Vianelo

Publicada em 12/04/2016 às 14:53

A reforma da praça Francisco Fernandes Pessolano, no Vianelo, teve, no sábado (9), a volta de barracas da sua Feira Livre, que ocorre semanalmente no local e nas ruas João Scabin e Fortunato Mori. Aprovada por feirantes e visitantes, a readequação do espaço também vai ser marcada por um evento chamado “Sexta no Bairro”, agendado para a sexta-feira (29).

“A feira estava provisoriamente no entorno desde o segundo semestre do ano passado e agora voltou à sua disposição normal. Estivemos no local na manhã de sábado e percebemos uma grande aceitação”, afirmou a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira,

LEIA TAMBÉM
Jundiaí mostra como garantir origem de alimentos orgânicos
Rota Turística do Castanho prepara teste de ‘experiência vivencial’

A feira do Vianelo voltou a ocupar a praça Francisco Pessolano, ao lado da rua 23 de Maio

A feira do Vianelo voltou a ocupar a praça Francisco Pessolano, ao lado da rua 23 de Maio

A reforma da praça, solicitada pela comunidade, teve seus estudos iniciais na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e depois foi assumida pela Secretaria de Serviços Públicos. Além de nova iluminação, teve o piso reforçado para passagem de caminhões da feira (também evitando o acúmulo de água) e mais parque infantil, academia ao ar livre e poda de árvores. Agora está em fase final de paisagismo.

Mesmo não sendo um ponto turístico, como ocorreu com os varejões noturnos, as feiras livres promovem um deslocamento de pessoas da própria cidade em busca de seus feirantes prediletos em cada bairro. Um dos motivos, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, é a combinação de variedade, qualidade e preços.

Atualmente Jundiaí conta com quatro varejões (Agapeama, Vila Arens, Anhangabaú e Eloy Chaves) e também 17 varejões diurnos, 14 feiras livres, duas feiras de orgânicos e mais 6 pontos de Circuito das Frutas nos terminais e mais 19 pontos de produtor na praça, além dos pontos do programa Pesca Econômica.

Os cuidados com o ambiente urbano, como ocorreu na praça do Vianelo, reforçam na visão do setor esses eventos tradicionais. A feira no local, que existe há várias décadas e já chegou a ocupar uma área ao lado da Ponte Torta, é feita todos os sábados, das 6h às 12h.

Confira mais sobre a rede de feiras e varejões

Sexta no Bairro
A Prefeitura, em uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Cultura, vai promover na praça Francisco Fernandes Pessolano, na sexta-feira (29), o evento “Sexta no Bairro”, para comemorar a entrega das obras no local.

Inspirado no evento Sexta no Centro, essa iniciativa ocorre das 18h às 22h com a presença na praça de atrações musicais e também de barracas de gastronomia, ligadas ao Varejão Noturno, e de barracas de artesanato, ligadas ao programa Jundiaí Feito à Mão.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/12/praca-reformada-valoriza-tradicional-feira-livre-do-vianelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original