Educação faz encontro para discutir proposta curricular

Publicada em 13/04/2016 às 16:53

A Secretaria de Educação reuniu, nesta quarta-feira (13), no Centro de Capacitação, no Complexo Argos, mais de 650 profissionais que atuam nas pré-escolas da rede municipal de ensino. O grupo participou de mais um encontro para a construção coletiva da proposta curricular da Educação Infantil 2.

O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de 4 e 5 anos. Entre os eixos propostos estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.

LEIA TAMBÉM
Prefeito inaugura quadra coberta na Vila Helena
Prefeito entrega reforma da Emeb Antônio Giaretta
Inscrição para Centro de Línguas vai até esta sexta (15)

Um novo encontro ocorreu nesta quarta, com 650 profissionais envolvidos

Um novo encontro ocorreu nesta quarta, com 650 profissionais envolvidos

De acordo com a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, o processo, iniciado em 2015, deve ser concluído ainda neste semestre, com a publicação da proposta. “Fizermos uma série de formações e os representantes eleitos nas escolas levavam as reflexões para as unidades e traziam as considerações. A partir daí, redigimos a versão preliminar, que voltou às unidades para que os grupos analisassem. Hoje, estamos fazendo a leitura das sugestões e, posteriormente, a comissão vai ver o que vai ser incluído ou alterado e fazer parte da versão final do documento”, explica.

Novidade
No município, esta é a primeira vez que a proposta curricular é construída de forma coletiva. “O que queremos é ter um currículo com a cara da cidade, com a nossa identidade”, destaca Isabel.

A cozinheira Maria Helena Santana Agosta, da Emeb Dr. Ramiro de Araújo Filho, no Vianelo, depois de meses empenhada no trabalho, acredita que toda a rede vai ganhar com esse novo documento. “Com certeza, a nova proposta vai para a escola com a cara da rede. Nós trouxemos a voz da escola e tudo está de acordo com a prática, com o que é feito nas unidades. Eu, por exemplo, sou cozinheira e também pude trazer o meu olhar, que é diferente do de um professor. Eu pude contribuir com um olhar humano e diferente. Isso tudo enriqueceu o documento. Só tenho a agradecer pela oportunidade.”

Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/13/educacao-faz-encontro-para-discutir-proposta-curricular/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original