Educação faz encontro para discutir proposta curricular
Publicada em 13/04/2016 às 16:53A Secretaria de Educação reuniu, nesta quarta-feira (13), no Centro de Capacitação, no Complexo Argos, mais de 650 profissionais que atuam nas pré-escolas da rede municipal de ensino. O grupo participou de mais um encontro para a construção coletiva da proposta curricular da Educação Infantil 2.
O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de 4 e 5 anos. Entre os eixos propostos estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.
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De acordo com a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, o processo, iniciado em 2015, deve ser concluído ainda neste semestre, com a publicação da proposta. “Fizermos uma série de formações e os representantes eleitos nas escolas levavam as reflexões para as unidades e traziam as considerações. A partir daí, redigimos a versão preliminar, que voltou às unidades para que os grupos analisassem. Hoje, estamos fazendo a leitura das sugestões e, posteriormente, a comissão vai ver o que vai ser incluído ou alterado e fazer parte da versão final do documento”, explica.
Novidade
No município, esta é a primeira vez que a proposta curricular é construída de forma coletiva. “O que queremos é ter um currículo com a cara da cidade, com a nossa identidade”, destaca Isabel.
A cozinheira Maria Helena Santana Agosta, da Emeb Dr. Ramiro de Araújo Filho, no Vianelo, depois de meses empenhada no trabalho, acredita que toda a rede vai ganhar com esse novo documento. “Com certeza, a nova proposta vai para a escola com a cara da rede. Nós trouxemos a voz da escola e tudo está de acordo com a prática, com o que é feito nas unidades. Eu, por exemplo, sou cozinheira e também pude trazer o meu olhar, que é diferente do de um professor. Eu pude contribuir com um olhar humano e diferente. Isso tudo enriqueceu o documento. Só tenho a agradecer pela oportunidade.”
Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.
Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ
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