Homenagem a ‘Xisté’ traz emoção à abertura do Campeonato Aberto
Publicada em 16/04/2016 às 14:10O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, participou da abertura do Campeonato Aberto de Futebol Sub13 e Sub 17, que este ano leva o nome de Wilson Roberto Baialuna, o Xisté. A cerimônia, neste sábado (16), no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, contou com a presença de cerca de 200 pessoas entre atletas, técnicos e pais.
“É uma satisfação muito grande estar aqui novamente para dar início a mais um campeonato aberto, que acima de tudo visa incentivar e fomentar a prática esportiva na cidade conforme desejo do nosso prefeito Pedro Bigardi. Muito me alegra também poder homenagear grandes figuras do esporte na cidade, que contribuíram para a preservação e desenvolvimento da prática no município. Xisté, é uma honra ter seu nome em nosso campeonato, obrigada pelo esforço e dedicação em prol do futebol”, disse Maffia, reforçando as diretrizes da pasta e parabenizando o homenageado da temporada.
Xisté nasceu em Jundiaí e foi na própria Terra da Uva onde desenvolveu seu carisma pelo futebol. Em 1970 integrou uma seleção amadora da cidade que enfrentou o Paulista em amistoso local. A partida terminou empatada sem gols, mas o Paulista resolveu chamar dois jogadores do time adversário para testes: Formiga e Serginho Chagas. Como Formiga não foi, Xisté acabou sendo aprovado e assinou um contrato de 10 meses com o clube.
LEIA TAMBÉM
Professores recebem formação do Comitê das Olimpíadas do Rio
Esportes, GM e Liga decidem detalhes de segurança para o Amador
Depois do Paulista, atuou em diversos times como Palmeiras, São José do Rio Preto, Ceub, ABC de Natal, Atlético de Goiás, Fernandópolis, Taquaritinga e EC Campo Limpo, onde encerrou a carreira, pois com saudade da família viu a possibilidade de aposentar as chuteiras perto de casa e no auge de seu rendimento. Hoje com 66 anos é servidor público da Prefeitura e atua no Centro Esportivo José Brenna, o Sororoca.
“Vocês estão testando meu coração, não é mesmo?! É uma satisfação imensa fazer parte desse torneio que valoriza os jovens que sonham em um dia serem jogadores profissionais ou amadores. Mas o importante mesmo é vocês enxergarem no esporte a chance de uma vida melhor e de construção de caráter, pois posso ter contribuído para história até hoje, mas só vocês podem dar continuidade a isso tudo que estamos vivendo. Obrigado a todos”, disse Xisté emocionado com a homenagem.
Estavam presentes também os diretores de Esportes, Luis Alessandro Baggio e Bruna Lazarini, que prestaram suas gratificações ao patrono do campeonato.
Este ano participam do Troféu Wilson Roberto Baialuna 29 equipes representando a série “Clubes” e seis representando a série “Complexos Esportivos”. As disputas começam no sábado (30).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio
- 
				 30/10/2025 
				
					 Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro
- 
				 27/10/2025 
				
					 Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
- 
				 26/10/2025 
				
					 Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças
- 
				 26/10/2025 
				
					 Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




