Homenagem a ‘Xisté’ traz emoção à abertura do Campeonato Aberto
Publicada em 16/04/2016 às 14:10O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, participou da abertura do Campeonato Aberto de Futebol Sub13 e Sub 17, que este ano leva o nome de Wilson Roberto Baialuna, o Xisté. A cerimônia, neste sábado (16), no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, contou com a presença de cerca de 200 pessoas entre atletas, técnicos e pais.
“É uma satisfação muito grande estar aqui novamente para dar início a mais um campeonato aberto, que acima de tudo visa incentivar e fomentar a prática esportiva na cidade conforme desejo do nosso prefeito Pedro Bigardi. Muito me alegra também poder homenagear grandes figuras do esporte na cidade, que contribuíram para a preservação e desenvolvimento da prática no município. Xisté, é uma honra ter seu nome em nosso campeonato, obrigada pelo esforço e dedicação em prol do futebol”, disse Maffia, reforçando as diretrizes da pasta e parabenizando o homenageado da temporada.
Xisté nasceu em Jundiaí e foi na própria Terra da Uva onde desenvolveu seu carisma pelo futebol. Em 1970 integrou uma seleção amadora da cidade que enfrentou o Paulista em amistoso local. A partida terminou empatada sem gols, mas o Paulista resolveu chamar dois jogadores do time adversário para testes: Formiga e Serginho Chagas. Como Formiga não foi, Xisté acabou sendo aprovado e assinou um contrato de 10 meses com o clube.
LEIA TAMBÉM
Professores recebem formação do Comitê das Olimpíadas do Rio
Esportes, GM e Liga decidem detalhes de segurança para o Amador
Depois do Paulista, atuou em diversos times como Palmeiras, São José do Rio Preto, Ceub, ABC de Natal, Atlético de Goiás, Fernandópolis, Taquaritinga e EC Campo Limpo, onde encerrou a carreira, pois com saudade da família viu a possibilidade de aposentar as chuteiras perto de casa e no auge de seu rendimento. Hoje com 66 anos é servidor público da Prefeitura e atua no Centro Esportivo José Brenna, o Sororoca.
“Vocês estão testando meu coração, não é mesmo?! É uma satisfação imensa fazer parte desse torneio que valoriza os jovens que sonham em um dia serem jogadores profissionais ou amadores. Mas o importante mesmo é vocês enxergarem no esporte a chance de uma vida melhor e de construção de caráter, pois posso ter contribuído para história até hoje, mas só vocês podem dar continuidade a isso tudo que estamos vivendo. Obrigado a todos”, disse Xisté emocionado com a homenagem.
Estavam presentes também os diretores de Esportes, Luis Alessandro Baggio e Bruna Lazarini, que prestaram suas gratificações ao patrono do campeonato.
Este ano participam do Troféu Wilson Roberto Baialuna 29 equipes representando a série “Clubes” e seis representando a série “Complexos Esportivos”. As disputas começam no sábado (30).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original