Pedido de isenção de taxa de lixo para grandes geradores vai até sábado (30)
Publicada em 18/04/2016 às 16:24Grandes geradores de resíduos têm até sábado (30) para solicitar, por meio do site Coletas OnLine, a isenção da taxa do lixo no IPTU de 2016, caso optem por contratar um serviço terceirizado para o recolhimento dos resíduos domésticos. A possibilidade foi aberta por conta da lei 8.570, de dezembro, sancionada no início de abril, conforme previsão do Plano Municipal de Resíduos, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
LEIA TAMBÉM
Parque Nova República ganha nova área de lazer
Prefeito prestigia almoço na Unidade de Serviços Oeste
Quem deseja solicitar a isenção para 2017 pode se inscrever no site até outubro. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, atualmente cerca de 30 empresas da cidade não usam a coleta municipal, porém, não eram legalmente amparadas pela possibilidade de isenção. Agora, mediante o cadastro, apresentação de um plano de manejo e documentos de licenciamento da empresa que vai operar, a isenção é concedida.
Segundo Aguinaldo, são considerados grandes geradores aqueles que produzem mais de 200 litros de resíduos domésticos diariamente. O secretário explica que o objetivo é reduzir os gastos com o gerenciamento dos resíduos em Jundiaí, que chegam a R$ 30 milhões por ano. “Dessa forma, naturalmente, a taxa do lixo cobrada da população também deve cair, já que o valor cobrado do munícipe é calculado de acordo com o gasto total.”
Aguinaldo explica que a taxa é calculada com base no m² de cada empresa ou residência. “Muitas empresas têm grandes áreas, porém, não produzem grande quantia de lixo. Por isso, para elas é mais interessante e barato contratar terceiros para realizar a gestão dos resíduos.”
Luana Dias
Foto: Arquivo PMJ
-
01/06/2024
Com IPTU Digital, Prefeitura economizou 888 kg de papel
-
23/04/2024
‘Ju’ ganha novas funcionalidades e amplia o atendimento à população
-
15/03/2024
Moderno e sustentável, IPTU Digital ultrapassa os 31 mil inscritos; cadastro está disponível
-
13/02/2024
Pagamento à vista de IPTU até 28 de fevereiro garante 5% de desconto
Baixe as fotos desta notícia na resolução original