Terminais ganham estrutura que reforça segurança

Publicada em 18/04/2016 às 18:09

Com o objetivo de reforçar a segurança dos usuários de transporte coletivo, a Prefeitura vai implantar bases da Guarda Municipal em quatro terminais de ônibus (Cecap, Vila Rami, Colônia e Eloy Chaves). Outra medida a ser adotada é atribuir à Guarda Municipal poder de fiscalização e apreensão de comércio ilegal a fim de coibir os ambulantes nos terminais. A mudança no estatuto da corporação que prevê a alteração já está na Câmara Municipal para ser votada.

LEIA TAMBÉM
Secretário faz visita técnica nos trechos das Alças
Adesão a uso de cartão de débito e crédito nos ônibus é de 5%

Terminal Cecap será o primeiro a receber a base da Guarda Municipal e reformas

Terminal Cecap será o primeiro a receber a base da Guarda Municipal e reformas

Segundo o secretário de Transportes Wilson Folgozi, o primeiro terminal a receber a base da GM vai ser o Cecap, que também passará por reforma. Folgozi vistoriou o local na última sexta-feira (15), juntamente com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), José Carlos Pires, guardas municipais, equipe da Secretaria de Obras e representantes da empresa responsável pela obra.

“A Prefeitura está criando estrutura para reforçar a segurança nos terminais de ônibus. É um projeto que integra segurança, conservação e manutenção dos terminais, com implantação das bases da GM e intensificação do patrulhamento no terminal Central”, explica o secretário de Transportes.

O coordenador do GGIM informa que a mudança no estatuto da corporação tem a proposta de intensificar a fiscalização e a apreensão do comércio ilegal, principalmente no terminal central. “Com a Guarda Municipal mais presente, esperamos diminuir as ocorrências no local. Outra medida que estamos adotando é a presença da equipe do Programa Crack é Possível Vencer nas proximidades do terminal Central”, assinala Pires.

A implantação das bases nos terminais faz parte do projeto de descentralização da Guarda Municipal. “Aliada à estrutura dos terminais, a GM faz a descentralização e os usuários de transporte público ganham mais segurança”, destaca Folgozi.

Secretário de Transportes e coordenador do GGIM em vistoria ao terminal Cecap

Secretário de Transportes e coordenador do GGIM em vistoria ao terminal Cecap

Reforma e manutenção
A reforma no terminal Cecap inclui adequação de espaço físico para implantação da base da GM, que ficará no andar superior do prédio administrativo; recuperação da rede de águas pluviais; reforma dos banheiros e pintura. “A previsão é que até maio a base da GM esteja instalada”, informa Folgozi.

O terminal Vila Rami será o próximo a receber a base da corporação, ainda este semestre. Na sequência estão Colônia e Eloy Chaves, que também vão ser reformados. Segundo Folgozi, as adequações no terminal Colônia e Vila Arens vão ser feitas juntamente com as obras do BRT (transporte rápido por ônibus). Já no Eloy Chaves, a reforma será viabilizada por meio de contrapartida de um empreendimento que está se instalando na cidade. “A obra já era para ter começado, mas o empreendimento aguarda liberação de órgãos estaduais. Após aprovação, será iniciada a reforma”, informa Folgozi.

O secretário adianta que os terminais Hortolândia e Central também vão passar por reforma e manutenção. “Já foi aprovada uma verba de R$ 1,6 milhão, também de contrapartida de empreendimento, para a reforma do terminal Central. Estamos discutindo com o empreendedor as melhorias que vão ser feitas no local, que passará por uma reforma completa. A previsão é que as obras tenham início em julho”, finaliza.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/18/prefeitura-cria-estrutura-que-reforca-seguranca-nos-terminais-de-onibus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original