Teatro de bonecos ‘Mamulengos’ é atração gratuita no Centro
Publicada em 19/04/2016 às 12:23A Secretaria de Cultura, em parceria com a POIESIS – Organização de Cultura –, promove o espetáculo “O Mamulengo no Cinema”, no dia 7 de maio, em frente à marquise da Casa da Cultura, a partir das 11h, na proposta de valorização da cultura popular brasileira e do cinema nacional. A atividade foi viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Semana de Tecnologia movimenta Fepasa
Cultura abre inscrições para a Galeria de Arte
Ações culturais agitam público de 400 pessoas
Com texto, manipulação e vozes do mestre Valdeck de Garanhuns, o teatro de bonecos característico da região nordestina traz para Jundiaí uma vivência singular da arte.
“O Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso adulto, independentemente de cor, sexo ou classe social. Através dele, conseguimos nos transportar para a fantasia mágica do teatro e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo”, salienta Valdeck.
História
O “Mamulengo” é descendente da Comédia Popular Italiana – Comédia Dell’Arte. A ação dramática dos bonecos é feita através de pequenas peças ou passagens não escritas, acompanhadas de muita música, dança e improvisações do apresentador. É uma brincadeira que se adapta com rápida facilidade ao ambiente onde é apresentada. As passagens são totalmente independentes entre si, sem qualquer preocupação lógica.
A Casa da Cultura fica na rua Barão de Jundiaí, 868, Centro. A iniciativa é gratuita.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original