General de missões da ONU faz palestra no 1º Fórum de Segurança

Publicada em 26/04/2016 às 15:25

Com a experiência de quem participou das missões de paz em Angola (1997) e de estabilização do Sudão do Sul (2013/2014), ambas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ainda comandou a Força de Pacificação no Complexo da Maré, zona norte do Rio, em 2014, o general de brigada Ricardo Rodrigues Canhaci vai ser palestrante no 1º Fórum de Segurança Pública e Cidadania de Jundiaí, marcado para 8 de junho na Universidade Paulista (Unip).

Canhaci oficializou sua presença nessa segunda-feira (25) durante a visita do coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, à sede da 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. Pires esteve acompanhado do diretor da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Transportes, Thiers da Costa Marques.

LEIA TAMBÉM
Terminais ganham estrutura que reforça segurança
GGIM acompanha delegado da PF em visita ao aeroporto Rolim

General Ricardo Rodrigues Canhaci conversa com José Carlos Pires, do GGIM

General Ricardo Rodrigues Canhaci conversa com José Carlos Pires, do GGIM

“Acho muito importante falar sobre segurança pública em um evento como este que Jundiaí organiza. O trabalho integrado que vocês defendem realmente é a maneira correta de se conseguir resultados imponentes no combate à criminalidade”, destaca o general, logo depois de ouvir a explanação sobre o Fórum feita por José Carlos Pires.

A palestra de Canhaci vai fazer parte do Painel 1: Integração das Forças de Segurança, Administração e Sociedade e está prevista para as 10h30. “O tema combina com a experiência adquirida em campo pelo general em missões internacionais e de pacificação, como no Complexo da Maré, no Rio. Sua capacidade teórica também só tem a engrandecer o Fórum”, ressalta o coordenador do GGIM.

Ricardo Canhaci hoje está à frente de uma das mais importantes brigadas do Exército Brasileiro, especializada em intervenções de conflitos urbanos com munição não letal e com funções para agir como uma tropa de elite. Pode atuar ainda em ações específicas, contra o crime organizado por exemplo.

Em seu currículo, além de missões pela ONU e Força de Pacificação, no Rio, constam inúmeros cursos, como o de bacharel pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestre pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio, e graduado em ciências militares pela Escola Superior do Exército da Venezuela.

Detalhes sobre participação de oficiais do Exército aconteceui na segunda-feira, em Campinas

Detalhes sobre participação de oficiais do Exército aconteceui na segunda-feira, em Campinas

O general é ainda bacharel em Direito pela Faculdade Padre Anchieta (Jundiaí). O militar tem MBA em administração pública pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e é especialista em política e estratégica, curso feito no Centro de Altos Estudos Nacionais, no Uruguai.

Canhaci foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola Superior do Exército Libertador Símon Bolívar (Venezuela) e gerente do Departamento de Ensino e gerente da Seção de Adidos da Chefia de Assuntos Estratégicos, ambos do Ministério da Defesa.

Outro oficial do Exército Brasileiro que vai participar do 1º Fórum de Segurança Pública e Cidadania, em junho, é o coronel Rogério Winter, que vai fazer palestra sobre o tema Conceito de Tecnologia e Inteligência na Segurança Pública.

Ivan Lopes
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/26/general-de-missoes-da-onu-faz-palestra-no-1o-forum-de-seguranca-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original