Núcleo de Vigilância Hospitalar recebe diretor do hospital Vital Brazil
Publicada em 27/04/2016 às 16:24A reunião do Núcleo de Vigilância Hospitalar de Jundiaí, nesta terça-feira (26), no auditório do Paço Municipal, contou com a participação especial de Carlos Roberto de Medeiros, diretor técnico do Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan. O médico foi convidado para falar sobre animais peçonhentos, tema escolhido pelos integrantes do núcleo, que se reúnem bimestralmente.
Carlos Roberto falou sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos dos acidentes envolvendo quatro espécies: serpentes, aranhas, escorpiões e lepidópteros (lagartas de mariposas e borboletas). O médico abordou informações desde a biologia até acidentes e tratamento com esses animais.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra gripe começa no sábado (30)
Gerentes de UBSs da região participam de capacitação em Jundiaí
Jundiaí é destaque em Congresso Nacional de Educação Ambiental
Encontro marca dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho
Além de representantes do Núcleo, participaram da reunião funcionários da Vigilância em Saúde de Cabreúva e Louveira, soldados do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Para o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, integrante do Núcleo, o conteúdo técnico apresentado foi bastante rico, uniformizando os procedimentos a serem adotados.
“Um dos objetivos da vinda do representante do Instituto Butantan foi estimular a formação de profissionais para identificação das diferentes espécies de animais peçonhentos e indicação correta do tratamento. Além de proporcionar um atendimento qualificado ao acidentado, promoverá o uso adequado e racionalizado dos insumos biológicos”, destacou Ozahata.
Grupo
O Núcleo de Vigilância Hospital de Jundiaí foi criado no ano passado durante o 1º Fórum da Rede Hospital do município, com a missão de ser um espaço de discussão técnica e troca de experiências entre os serviços público e privado, especialmente das doenças de notificação compulsória. O grupo reúne representantes dos hospitais da cidade (públicos e privados), do serviço de urgência e emergência e representantes da Secretaria de Saúde.
Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
22/05/2024
Mundo das Crianças recebe alunos da FMJ para treinamento de manobras de desengasgo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original