Vacinação contra gripe começa no sábado (30)

Publicada em 20/04/2016 às 15:14

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no sábado (30), em toda a rede de atenção básica da cidade. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos bairros vão estar abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação. A campanha prossegue até o dia 20 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade de saúde.

A vacinação na rede pública é dirigida para as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, consideradas com maior risco de complicações da doença: idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes e puérperas (mulheres dentro do período de até 45 dias após o parto), além de pacientes portadores de doenças crônicas (com prescrição médica) e trabalhadores da área da saúde (mediante apresentação de crachá, carteira de registro ou holerite).

LEIA TAMBÉM
Trabalho de controle da dengue é premiado
Encontro aborda ações do Programa Saúde na Escola
Jundiaí é destaque em Congresso de Secretários de Saúde do Estado

Rede pública vai vacinar grupos prioritários

Rede pública vai vacinar grupos prioritários

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, mais uma vez alerta para a importância da vacinação e chama a população-alvo para aderir à campanha. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. “O objetivo da vacina é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, diz, lembrando que nos últimos anos o município não atingiu a meta.

H1N1
Este ano, a incidência do vírus H1N1 em todo o País tem preocupado as autoridades sanitárias. Por isso, além da vacina, a Secretaria de Saúde alerta a população a ficar atenta aos sintomas da Influenza causada pelo vírus H1N1, que são febre alta (maior que 39 graus), dores de cabeça e musculares intensas, cansaço extremo, tosse contínua e seca, ardência nos olhos, além de calafrios frequentes.

Na presença desses sintomas é importante procurar imediatamente um serviço de saúde e não tomar medicamentos sem orientação médica, pois a automedicação pode ser prejudicial ao quadro clínico.

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, é preciso redobrar a atenção com algumas ações no dia a dia.

Entre as principais medidas, destacam-se:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar (nesses casos cobrir a boca com lenço descartável);
  • Evitar tocar o rosto, principalmente os olhos, nariz ou boca, especialmente após contato com superfícies;
  • Manter os ambientes ventilados, evitando aglomeração de pessoas;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e toalhas;
  • Ingerir alimentos ricos em vitamina C (ou na forma de pastilhas);
  • Ingerir bebidas quentes como chá, café ou infusões. Bebidas quentes depositam o vírus no estômago, onde ele não sobrevive em função do PH local;
  • Fazer gargarejos com água morna e sal. Essa é uma medida simples e muito eficaz, visto que o vírus não resiste à água morna contendo sais. A mistura também pode ser utilizada na higienização das narinas.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/20/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-no-sabado-30/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original