Encontro aborda ações do Programa Saúde na Escola

Publicada em 19/04/2016 às 13:16

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde, foram abordadas, nesta terça-feira (19), em encontro no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, com profissionais de escolas municipais da região Norte.

Implantado no município desde 2014, o PSE desenvolve em cinco escolas municipais ações de saúde bucal e oftalmologia, atualização vacinal e avaliação antropométrica. Cerca de 2, 5 mil alunos e 0 a 10 anos são atendidos nas Emebs Patrícia Pires, Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, localizadas no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes.

LEIA TAMBÉM
Trabalho de controle da dengue é premiado
Com a ajuda do ‘Sorriso’, alunos aprendem guarda responsável
Jundiaí é destaque em Congresso de Secretários de Saúde do Estado

Luiz Carlos Miyashiro fala durante encontro

Luiz Carlos Miyashiro fala durante encontro

O programa facilita o acesso das crianças ao serviço, uma vez que aproveita o espaço escolar para levar os cuidados. Quando é encontrada alguma alteração, é feito o encaminhamento para o serviço específico. Além das escolas, contamos com o suporte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Morada das Vinhas, Corrupira e Parque Centenário”, explica o dentista referência técnica em saúde bucal da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Miyashiro, articular do PSE.

Os resultados da parceria já são considerados positivos. Segundo Miyashiro, houve 80% de resolutividade nos problemas de saúde bucal, e com a avaliação antropométrica foi detectado que 40% dos alunos estão acima do peso. “Agora, vamos atuar em cima disso.”

Nova ação
Entre as novas ações previstas, a gestora do Núcleo de Educação Sociocomunitária da Secretaria de Educação, Marineide Vila Boas, informou que está a implementação das hortas escolares nas Emebs. “Neste ano, vamos focar na alimentação saudável para reduzir o índice de obesidade. A horta, que contará também com plantas fitoterápicas e aromáticas, valorizando o conhecimento da comunidade, será uma das iniciativas”, comenta.

Os professores e pais também vão receber formações sobre a temática.

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/19/encontro-aborda-acoes-do-programa-saude-na-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original