Com a ajuda do ‘Sorriso’, alunos aprendem guarda responsável

Publicada em 18/04/2016 às 16:26

De forma descontraída e com a presença do mascote da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) – o cãozinho Sorriso -, mais de 200 alunos da escola municipal Professora Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova 1, aprenderam, nesta segunda-feira (18), a importância da guarda responsável dos animais. A ação é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio da Cobema, com a Secretaria de Educação.

LEIA TAMBÉM
Cobema amplia campanha de posse responsável a escolas
Conselho de Segurança Alimentar recebe inscrições até sábado (30)
Centro de Educação de Jovens e Adultos abre programação de aniversário

Sorriso, o mascote do Cobema, encantou a criançada

Sorriso, o mascote do Cobema, encantou a criançada

Além de tomarem conhecimento sobre os problemas causados pelo abandono dos animais, as crianças foram informadas sobre a necessidade de vacinar, castrar, cuidar da saúde e tratar com respeito os ‘pets’. Junto com o ‘Sorriso’, um cachorro de pelúcia também ajudou os alunos a aprenderem, na prática, algumas lições.

“Aqui no bairro tem muitos cachorros soltos na rua e precisamos ajudá-los. Estou recebendo várias dicas para cuidar desses animais e do que eu tenho em casa”, disse a estudante Giovanna Gárcia, de 9 anos.

Objetivo é levar o projeto para todas as Emebs

Objetivo é levar o projeto para todas as Emebs

Segundo a veterinária da Cobema, Carolina Ballarini Zetun, a ideia é levar o projeto para todas as Emebs de Educação Infantil 2 e Ensino Fundamental. “Vamos trabalhar com alunos de 4 a 10 anos. As próprias escolas começaram a nos procurar, devido ao abandono em algumas regiões. Queremos reduzir esse problema e os maltratos, e fazer com que a informação chegue aos adultos por meio das crianças. Com essa dinâmica diferente para abordar a questão, também desenvolvemos nos alunos o lado afetivo tanto com os animais, como com os colegas”, destacou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação, Telma Regina de Lima, lembrou que o trabalho também foi estendido aos professores. “Os educadores igualmente receberam formação para que toda a escola se envolva com a questão. As unidades ainda estão recebendo uma cartilha e estão sendo disponibilizados jogos para darem continuidade ao projeto dentro da sala de aula.”

Em breve, um gibi vai ser distribuído no município e os alunos que participaram da aula especial vão ganhar a carteirinha de guardiões mirins dos animais.

Roberta de Sá


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/18/com-a-ajuda-do-sorriso-alunos-aprendem-guarda-responsavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original