Jundiaí é destaque em Congresso de Secretários de Saúde do Estado

Publicada em 18/04/2016 às 18:26

Mais uma vez, Jundiaí marcou presença no Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems). Este ano, a 30º edição do evento ocorreu de 13 a 15 de abril, em São Paulo (SP), e contou com mais de 1.600 participantes de 469 municípios paulistas. De Jundiaí, foram inscritos 59 profissionais da rede pública, que, além de participarem dos cursos e palestras, também apresentaram 19 trabalhos de destaque na área da saúde na cidade.

LEIA MAIS
Trabalho de controle da dengue é premiado
Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
Conselho de Segurança Alimentar recebe inscrições até sábado (30)

Secretário Casarin foi um dos palestrantes do Congresso

Secretário Casarin foi um dos palestrantes do Congresso

Além dos trabalhos apresentados, os profissionais da Saúde de Jundiaí também foram destaques como palestrantes. O secretário Luís Carlos Casarin ministrou o curso “Atenção Básica: processos de trabalho na perspectiva da coordenação do cuidado”, em que abordou a experiência municipal de organização dos processos de trabalho na rede de atenção básica.

“A participação de Jundiaí no Congresso foi bastante positiva”, avalia o secretário Casarin. Segundo ele, esse evento é uma oportunidade para a troca de experiência entre as cidades e a capacitação dos profissionais. “É uma forma de valorização e qualificação dos nossos servidores da saúde.”

Já diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde, Edivaldo Alves Trindade, coordenou o curso “Compromissos da Gestão Municipal no Último Ano de Governo”, ao lado de Blenda Pereira, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Este ano exige uma série de ações para os gestores municipais de todas as instâncias de governo. É preciso observar as regras neste ano eleitoral, sobretudo a Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou Edivaldo.

A diretora de Atenção à Saúda, Camila Padula, também foi convidada para conduzir uma das palestras do curso “Dengue, Zika Vírus e Chikungynya: desafios para prevenção e assistência”. Ela falou sobre a organização da atenção básica como ordenadora da rede de saúde na assistência dos arboviroses.

Ao todo, 59 profissionais da Saúde de Jundiaí participaram do evento

Ao todo, 59 profissionais da Saúde de Jundiaí participaram do evento

Congresso
Com o tema central “SUS e o direto à Saúde: política pública com qualidade e sustentabilidade”, o 30º Congresso do Cosems promoveu 11 cursos, uma oficina de comunicação, duas grandes conversas, café com ideias, rodas de conversas e a 13ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que contou com 538 trabalhos e celebrou o 7º Prêmio David Capistrano.

O evento contou com a participação do secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, do ex-ministro Arthur Chioro, do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, entre outras autoridades.

Niza Souza
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/18/jundiai-e-destaque-em-congresso-de-secretarios-de-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original