Prefeitura e TVE surpreendem com filme exclusivo sobre envelhecimento

Publicada em 27/04/2016 às 14:53

O cotidiano, a desinformação ou até mesmo a hipocrisia sobre os moradores mais idosos da comunidade estão sob o foco bem-humorado do filme #somostodoscuidadores, produção exclusiva da Prefeitura, que reúne bons artistas locais para mostrar a responsabilidade e os meios para uma qualidade de vida digna para os veteranos. O lançamento vai ser no dia 4 de maio, às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal, no Complexo Argos.

O curta-metragem, surgido a partir das observações de anos de trabalho registrados pela médica Maria Elizabeth Thomazini, foi transformada em roteiro de teatro educativo pelo ator e professor Ulisses Vertuan e posteriormente adaptado para o formato de filme, com a direção de Marcos Freitas.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Juventude inicia campanha ‘Se liga 16’
Jundiaí e São Paulo fazem intercâmbio sobre idosos

Cena do filme "#somostodoscuidadores"

Cena do filme “#somostodoscuidadores”

É praticamente impossível ao público não se identificar com adultos com síndrome de negação, sem perceber as novas necessidades de seus pais ou a necessidade de compartilhar tarefas entre os demais familiares. Mas raramente isso foi mostrado com tanta leveza.

Produzido pela TVE Jundiaí em parceria com a Coordenadoria do Idoso, o ponto forte do filme está na criatividade de figurinos, cenografia, trilha sonora e performance dos atores. Em apenas 15 minutos de duração, o resultado rende uma visão essencial no fenômeno atual do envelhecimento ativo da população.

Além do próprio Ulisses Vertuan, o elenco conta com atores como Joelma Marcolino, Marici Nicioli, Jimmy Roselli, Mariana Benatti e Ricardo Santos Duran e ainda tem a participação pontual de alunos do curso de teatro do Centro de Convivência do Idoso (Criju).

A iniciativa de transformar a peça em filme partiu de Cláudia Sartori e Sônia Menin, da Coordenadoria do Idoso, e de Thiago Godinho, da TVE, com a cooperação de Jean Camoleze, da Secretaria de Cultura.

O trabalho do diretor Marcos Freitas teve ainda a direção de imagens de George Toth, os operadores de câmera Carlos Souza, Juliano Justino, Paulo Pires e Rudineis Oliveira e o operador de áudio Vítor Ramos. Na iluminação atuou Mário Rissoli e a assistente de direção foi Caroline Godoy. A edição e finalização foi de Aislan Ferretti.

Um resultado especial está nas informações apresentadas nas entrelinhas, nos cenários e nos diálogos de “#somostodoscuidadores”, formando um microcosmo da realidade do envelhecimento da própria população brasileira e também da nova atitude que é necessária por parte de cada pessoa.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/27/prefeitura-e-tve-surpreendem-com-filme-exclusivo-sobre-envelhecimento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original